Triagem de resíduos robotizada
Perante um elevado volume de resíduos produzidos e regulamentos de separação cada vez mais rigorosos, os processos de recuperação e reciclagem de resíduos não têm outra opção que não aumentar a eficiência. Soluções inovadoras devem ser desenvolvidas para reciclar os resíduos e assim responder aos desafios ambientais. Hoje, na Veolia, a inteligência artificial está a ser utilizada em linhas de triagem através de robots. Na unidade de tratamento e valorização de resíduos ARC EN CIEL 2034 em Nantes, França, Océane e a sua equipa conseguem separar uma maior quantidade de resíduos depois da instalação do robot Max AI®, equipado com câmaras e um braço mecânico. A introdução destes robots Max-AI® em França e na Europa é uma estreia. Os robots autodidatas registam imagens de resíduos previamente carregadas pelos operadores de triagem. Assim, os movimentos dos colaboradores são simplificados, melhorando a segurança no trabalho, enquanto aumenta significativamente o volume de resíduos triados.
Deep dive
Junte-se a nós e conheça as pessoas otimistas para a transformação ecológica. Na estação ARC EN CIEL 2034 perto de Nantes, França, conheça Océane, uma operadora de triagem de resíduos polivalente, que explica as soluções utilizadas pelos Resourcers da Veolia para otimizar o uso de novas tecnologias para melhorar a eficiência na triagem e reciclar e valorizar uma maior quantidade de resíduos.
É sempre impressionante aprender sobre a quantidade astronómica de resíduos entregues a centros de triagem. E é especialmente inspirador ver como podemos aplicar novas tecnologias para simplificar tarefas difíceis.
Finley ─ Jornalista na Fisheye