> Os desafios da indústria farmacêutica na preservação do planeta
Licença para operar
A capacidade para produzir e distribuir de forma sustentável campanhas de vacinação que salvam milhões de vidas é uma prioridade para as empresas farmacêuticas. Uma situação de incumprimento na descarga das águas residuais ou de emissões atmosféricas ou de contaminação de um lote de produtos pode gerar perdas ao nível da operação de vários milhões de euros. Ao desenvolver uma estratégia de Ambiente, Saúde e Segurança que inclua uma gestão de risco abrangendo a água, energia e resíduos, as indústrias do setor podem evitar o encerramento de uma fábrica por perda de licença para operar.
Reduzir o impacto ambiental
Plástico e componentes eletrónicas são frequentemente utilizadas no fabrico de dispositivos médicos (por exemplo, para medir e administrar insulina), meios de diagnóstico ou equipamentos de cirurgia. Para esta indústria, é hoje uma prioridade incluir a redução da pegada ambiental quer na fase de conceção, quer durante o processo de fabrico e mesmo ao longo de todo o ciclo de vida de todos os equipamentos. Desta forma, poderão ser recuperados diversos materiais secundários de alta qualidade.
Aumentar a rentabilidade
Com o aparecimento dos genéricos, a forte pressão dos governos no que diz respeito ao preço dos medicamentos e cortes nos reembolsos, encontrar soluções que permitam reduzir custos operacionais é uma prioridade para a indústria farmacêutica. Também a valorização de resíduos, numa lógica de economia circular, surge como um caminho para melhorar o seu desempenho económico, por exemplo transformando solventes usados em matérias primas secundárias de qualidade equivalente.
Com capacidade para acompanhar os elevados níveis de compliance com que a indústria farmacêutica se compromete, a Veolia apoia as empresas do mercado farmacêutico na conciliação dos resultados económicos e financeiros e a sustentabilidade ambiental, desde a I&D até ao produto final.
Conheça as soluções e referências Veolia para a indústria farmacêutica: