Serviços de Saúde

Continuidade da prestação dos serviços, segurança e controlo de riscos, disponibilidade de instalações e equipamentos, eficiência económica e ambiental - no sentido de ir ao encontro destes desafios otimizar a gestão da energia, da água e dos resíduos é uma questão central para todas as unidades de saúde.

Segurança e fiabilidade 

Por lidarem com grandes desafios ao nível da saúde, os hospitais têm de ser capazes de assegurar a continuidade dos cuidados e serviços aos seus utentes, em toda e qualquer  circunstâncias. Por esse motivo, procuram uma quase total independência dos fornecedores de energia e água, por exemplo, com unidades de cogeração para produção de eletricidade e calor e unidades integradas de tratamento de água e do ar.

Infraestruturas consumidoras intensivas de energia

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os serviços de saúde, com um gasto anual de quase 8,5 mil milhões de dólares, representam o segundo setor que mais consome energia nos Estados Unidos. Para responder às necessidades dos seus utentes e cumprir com os níveis de serviço que lhes são exigidos, os hospitais consomem duas vezes mais energia por metro quadrado do que outros edifícios.  A Veolia colabora com muitos hospitais, quer na produção de energia, quer na gestão eficiente dos consumos .

Uma tonelada de resíduos por cama hospitalar por ano

Os hospitais também são grandes produtores de resíduos - muitos dos quais resíduos contaminados. Em França, as infraestuturas de saúde produzem 700.000 toneladas de resíduos por ano, o equivalente a mais de uma tonelada por cama e  a 3,5% da produção nacional de resíduos.

As águas residuais hospitalares também podem conter efluentes com substâncias nocivas (solventes, metais pesados, materiais radioativos) que requerem tratamento específico.

A Veolia dispõe de uma vasta experiência ao nível do tratamento de efluentes complexos e de soluções para a gestão segura e ambientalmente correta dos resíduos hospitalares.

Num contexto de constrangimentos orçamentais, a Veolia disponibiliza soluções fiáveis que permitem às unidades de saúde atingir altos níveis de desempenho económico e ambiental.

15%

dos resíduos produzidos no hospital são potencialmente perigosos (infecciosos, tóxicos e radioativos)

Fonte: Organização Mundial de Saúde

Os gastos com energia num hospital representam

5%

do seu orçamento

Fonte: Ecole des Hautes Etudes en Santé Publique

A Veolia é parceira de mais de 

3700

estabelecimentos de saúde no mundo

As nossas referências

PORTUGAL
Hospital São João: Trigeração
PORTUGAL
Hospital Beatriz Ângelo: O&M e Ciclo de vida
PORTUGAL
Incorporação de energias renováveis