Quão importante é o tema da Segurança entre os compromissos que a Veolia assume junto dos clientes?
O tema da Segurança tem de ser visto como algo que impacta vários stakeholders. O impacto de um acidente de trabalho num cliente, ou numa instalação nossa que presta serviços aos clientes, pode traduzir-se em dias de paragem impactando negativamente o negócio, mas antes disso significa principalmente um colaborador magoado, cujas consequências, mais ou menos graves, se repercutem na sua família e na comunidade onde se insere.
Por isso, na Veolia temos um compromisso forte com a Segurança. Para nós, a realização das nossas atividades em segurança, seja numa instalação nossa ou na de um cliente, é algo inegociável, pois afeta o nosso maior ativo: os colaboradores. E se os nossos colaboradores estiverem bem, a realizar as suas atividades em segurança, conhecedores dos riscos e pondo em prática as ações preventivas, então o cliente beneficiará sempre disso.
Na Veolia temos um compromisso forte com a Segurança. Para nós, a realização das nossas atividades em segurança, seja numa instalação nossa ou na de um cliente, é algo inegociável, pois afeta o nosso maior ativo: os colaboradores.
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Tânia Lopes
Coordenadora de Segurança
Veolia Portugal
Tem acompanhado a evolução desta área nos últimos anos. Há de facto mudanças importantes na forma como as empresas gerem os temas da segurança?
Sem dúvida. Trabalho nesta área há 20 anos e a mudança tem sido em geral muito significativa e importante. Desde logo ao nível das mentalidades, das entidades patronais mas também dos próprios colaboradores, que encaram cada vez mais a prevenção de acidentes, nas suas várias vertentes, como uma prioridade.
No caso da Veolia, a transformação mais profunda deu-se em 2013, com a assinatura da Declaração de Seul da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, reconhecendo o direito fundamental do ser humano a um ambiente de trabalho seguro e saudável. Foi um marco importante, um compromisso que se tem vindo a traduzir em ações efetivas, com uma importante redução do número de acidentes e da taxa de gravidade dos mesmos. E isso é inestimável.
No caso concreto da Veolia, quais as áreas que mais trabalha para reduzir os acidentes de trabalho?
Mais do que reduzir, queremos prevenir acidentes. Queremos que os acidentes não cheguem a acontecer e que haja essa cultura de prevenção dentro da empresa. Para isso trabalhamos 5 pilares fundamentais.
O primeiro é o envolvimento das hierarquias. As chefias desempenham um papel crucial. É fundamental que estejam conscientes de que a responsabilidade pelo sucesso de um contrato num cliente, passa também pela saúde, bem-estar e segurança da sua equipa. Na Veolia temos uma formação específica para chefias - a formação VIVER - que os prepara para serem agentes ativos na melhoria da cultura de prevenção de acidentes com as suas equipas.
É também importante dizer que o compromisso da Veolia com a Segurança integra um dos seus 5 eixos de Desempenho Multifacetado, com objetivos anuais concretos a serem cumpridos pela nossa gestão e chefia, nomeadamente com impacto ao nível da remuneração variável.
É fundamental que as chefias estejam conscientes de que a responsabilidade pelo sucesso de um contrato num cliente, passa também pela saúde, bem-estar e segurança da sua equipa.
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Exposição Itinerante de Segurança realizada em 2021
Em segundo lugar, a melhoria da gestão de riscos. Antes de iniciarmos um novo contrato, antes da realização de um trabalho que altere a rotina da instalação, por exemplo, é essencial fazer análises de risco robustas e completas e a sua revisão frequente. Este trabalho não é exclusivo da equipa de segurança, deve envolver a área operacional o mais possível. E até, em caso de novas atividades, colegas de outras equipas que tenham experiência na realização desses trabalhos.
O terceiro pilar é a melhoria da comunicação e diálogo. Esta é uma das áreas que mais temos trabalhado nos últimos anos. A este nível implementámos as visitas de segurança (das chefias aos colaboradores, mas não obrigatoriamente a colaboradores da sua equipa), numa lógica de regularidade, que são momentos privilegiados para observarem os comportamentos e sinalizarem questões que possam não estar tão bem, mas também valorizar boas práticas, promover o diálogo e dar maior visibilidade ao tema da segurança. Todos este pilares conciliados fazem evoluir a nossa cultura de prevenção, para ser cada vez mais independente e, desejavelmente, interdependente (todos cuidamos de todos).
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Exemplo de visita de segurança em que responsável comercial visita um contrato operacional, observando e dialogando a atividade desenvolvida pelo técnico.
A formação e envolvimento dos colaboradores é outro pilar indispensável. Um colaborador atento ao que o rodeia, conhecedor das instruções e normas, consciente dos seus atos, capaz de avaliar eventuais alterações ao seu contexto de trabalho é essencial para prevenir acidentes. Por isso apostamos na formação específica para a função, mas também formação mais geral, com vista à sensibilização para a mudança de comportamentos. Realizamos ambas com frequência e tendo em consideração as necessidades reportadas pelos colaboradores e chefias. Temos também outras iniciativas, de âmbito mais celebrativo e de envolvimento geral, como a Semana Internacional da Segurança, realizada em setembro, com atividades e desafios para todos os colaboradores. Em 2021, neste âmbito, realizámos uma exposição itinerante de segurança, que percorreu todos os nossos centros operacionais e que foi também um momento de comunicação e formação importante.
Um colaborador atento ao que o rodeia, conhecedor das instruções e normas, consciente dos seus atos, capaz de avaliar eventuais alterações ao seu contexto de trabalho é essencial para prevenir acidentes.
Por fim, o pilar da monitorização. Na Veolia Portugal realizamos uma reunião mensal com todas as chefias, onde todos contactam com a evolução do nosso desempenho em matéria de segurança, que compreende um conjunto de indicadores que vão desde a taxa de frequência dos acidentes e gravidade dos mesmos, às visitas realizadas e colaboradores visitados, condições perigosas, atos inseguros e quase acidentes reportados e resolvidos, entre outros. Hoje em dia, muitos destes reportes encontram-se facilitados pela digitalização. Dispomos de uma App onde são reportados todos os feedbacks de terreno, boas práticas e visitas de segurança. São ferramentas de grande utilidade e transparência para todos.
Todos este pilares conciliados fazem evoluir a nossa cultura de prevenção, para ser cada vez mais independente e, desejavelmente, interdependente (todos cuidamos de todos).