INDÚSTRIA MINEIRA: UMA ATIVIDADE SENSÍVEL
À medida que os depósitos de recursos naturais a que temos acesso têm vindo gradualmente a ser esgotados, a indústria mineira vê-se obrigada a reforçar a sua capacidade extratora, nomeadamente através da utilização de mais energia. A atividade mineira exige, para além de grandes quantidade de energia, também grandes volumes de água, muitas vezes em zonas remotas e áridas, produzindo grandes quantidades de resíduos perigosos. O seu impacto ambiental tem de ser gerido através da implementação de soluções inovadoras e eficientes que assegurem a produtividade das unidades sem comprometer a sustentabilidade das gerações futuras.
ASSEGURAR O FUTURO DA ATIVIDADE
Deparando-se com normas ambientais muito exigentes e um escrutínio público crescente, as empresas mineiras vivem num contexto de grande pressão para obter e manter a sua licença para operar. São indústrias que desenvolvem estratégias de longo prazo para reduzir a sua exposição ao risco e que implementam hoje as melhores práticas para reduzir os custos de recuperação de amanhã. Minimizando a poluição, assumindo as responsabilidades ambientais inerentes e promovendo a cooperação com as comunidades locais, asseguram a aceitação e operacionalidade do projeto, de forma sustentável.
Desenvolvendo a sua atividade respeitando os mais elevados níveis de saúde e segurança a Veolia apoia as empresas mineiras na conciliação da produtividade do negócio com a sustentabilidade ambiental, desde a exploração à operação, incluindo as fases de encerramento.
A Veolia trabalha com a indústria mineira na conceção e implementação de soluções para a gestão da água, dos resíduos, valorização de recursos, eficiência energética, entre outras.