Converter águas residuais em energia
Durante o tratamento das águas residuais, a água é separada da matéria orgânica e mineral que esta contém. A este resíduo damos o nome de lamas de águas residuais. É essencial valorizar todos os resíduos possíveis, dar-lhes uma segunda vida e evitar a utilização desnecessária de recursos virgens. Hoje é possível transformar lamas em energia verde. Na Veolia, os nossos Resourcers estão constantemente a inovar para encontrar novas soluções para a reutilização de águas residuais. Na estação de tratamento de águas residuais de La Baumette, em França, Florian e a sua equipa produzem energia usando gás libertado durante a digestão anaeróbia das lamas. O biogás produzido é tratado e transformado em biometano. Todo este gás é injetado na rede de gás natural da cidade. Ao procurar constantemente novas soluções para otimizar a produção de energia, a estação está a tornar-se um modelo exemplar de transformação ecológica.
Deep dive
Junte-se a nós e conheça as pessoas otimistas em relação à transformação ecológica. Conheça Florian, técnico de manutenção na estação de tratamento de águas residuais em La Baumette, em França, que explica as soluções implementadas pelos Resourcers da Veolia para produzir biogás a partir de águas residuais, purificá-lo e injetá-lo na rede nacional de gás, fornecendo energia a parte da cidade.
Eu sabia que o tratamento de águas residuais era essencial, mas não fazia ideia de todas as coisas que podemos fazer com a matéria orgânica recuperada no processo. Podemos fazer eletricidade a partir de águas residuais.
Finley ─ Jornalista na Fisheye