GERAR CRESCIMENTO, CRIAR EMPREGOS E ECONOMIZAR RECURSOS
A economia circular é uma solução eficiente para preservar e renovar localmente os recursos hídricos, energéticos e materiais diversos.
São exemplos de processos de recuperação de recursos a reciclagem de materiais (plástico, papel, vidro, metais preciosos), o desenvolvimento de energia de base renovável a partir de subprodutos de outras atividades (biomassa, biogás resultante do tratamento das águas residuais ou dos resíduos) e a transformação dos resíduos em fertilizante agrícola.
São exemplos de processos de preservação de recursos a redução de consumos e a eficiência energética, bem como outras abordagens mais sistémicas (economia funcional, ecologia industrial e eco-design).
Como modelo de desenvolvimento, a economia circular dá um contributo para a criação de empregos a nível local. A este respeito a Comissão Europeia estima a criação de 2,8 milhões de empregos na Europa nos próximos anos no âmbito da economia circular.
UM MODELO COLABORATIVO
A economia circular é também economia colaborativa. Assim, a Veolia otimiza a gestão do fluxo a nível local. Por exemplo, em Durban, na África do Sul, onde os recursos hídricos são escassos, as águas residuais dos habitantes são recicladas de forma a corresponder às necessidades de consumo de água da indústria local. Essa solução beneficia todos: a cidade prossegue o seu desenvolvimento económico evitando conflitos por causa do consumo de água entre os seus habitantes e as indústrias; a indústria paga menos pelas águas residuais tratadas e, por último, alguns dos lucros são canalizados para o financiamento do acesso à água por parte dos mais desfavorecidos. Uma parceria com a qual todos ficam a ganhar.
A Veolia implementa soluções operacionais e novos modelos de negócios tendo em vista o desenvolvimento de economias circulares de âmbito local. Esta abordagem está no centro da sua ambição estratégica decorrente da visão "Resourcing the world".