Tratar a água para enriquecer o solo
O tratamento eficiente da água está a tornar-se um pilar no desenvolvimento de uma economia mais circular e económica, perante um cenário de escassez de recursos. Ao melhorar o tratamento de águas residuais, podemos reutilizá-las e extrair a matéria orgânica em forma de lamas. Podemos usar estas lamas para produzir fertilizantes para a agricultura, e para gerar energia. Esta solução é exatamente o que está a acontecer na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Seafield em Edimburgo, Escócia, onde Karl e a sua equipa estão a recuperar as lamas das águas residuais e dar-lhes uma segunda vida.
Deep dive
Junte-se a nós e conheça as pessoas otimistas para a transformação ecológica. Conheça Karl, Responsável de Central de Tratamento de Lamas na ETAR de Seafield, na Escócia, que explica as soluções desenvolvidas pelos Resourcers da Veolia para tratar e reutilizar os corretivos de solo orgânicos produzidos a partir das águas residuais, que simultaneamente originam fertilizantes e geram energia.
Transformar chumbo em ouro? Hoje podemos produzir energia a partir da matéria orgânica que extraímos das águas residuais. É um bom exemplo da economia circular. Neste caso, puxar o autoclismo é como produzir energia!
Finley ─ Jornalista na Fisheye