Gestão global de resíduos industriais e comerciais

Pressão sobre os recursos, regulação favorável e um movimento da sociedade para a promoção de uma economia mais circular fazem da gestão de resíduos um tema prioritário para as indústrias e grandes edifícios comerciais.

Todos os anos, centenas de milhões de toneladas de resíduos são produzidos pelas indústrias de todo o mundo. A Veolia oferece aos seus clientes um sistema de gestão de resíduos integrado que os apoia na otimização dos seus fluxos de produção, reduzindo custos de transporte e de deposição de resíduos, com menor impacto também para o ambiente.

Gestão global de resíduos industriais e comerciais na Veolia Gestão de Resíduos

A Veolia recebe, nos três centros operacionais a Norte, Centro e Sul do país, resíduos industriais não perigosos equiparados a urbanos como por exemplo misturas de plástico, madeira, papel, orgânicos, entre outros. Estes resíduos são sujeitos a processos de triagem, processamento e acondicionamento com vista à sua valorização - que pode passar pela reciclagem ou produção de combustível derivado de resíduo (CDR).

A Veolia está também licenciada para o transporte e armazenamento temporário de um conjunto vasto de resíduos perigosos estando, também, licenciada para a sua triagem, valorização, reciclagem e processamento.

Estes materiais são sujeitos a processos de triagem, processamento (compactação ou trituração), acondicionamento e encaminhamento para valorização.

Da triagem dos Resíduos Não Perigosos e dos Resíduos de Construção e Demolição, e depois de encaminhados para valorização os materiais passíveis de serem reciclados, sobra uma parcela, ainda significativa, de materiais que não podem ser encaminhados para reciclagem mas que ainda assim têm potencial de valorização. Esses materiais, essencialmente têxteis, papel, cartão, plástico, madeira borracha, são um precioso recurso, que dada a sua natureza combustível e elevado poder calorífico, podem ser transformados em Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR).

Plástico

Os plásticos são um dos resíduos mais complexos existentes no mercado e a sua valorização é uma prioridade para a Veolia.
São inúmeros os tipos de plásticos existentes, podendo o mesmo polímero apresentar inúmeras formas, texturas, cores e ter as mais diversas aplicações. O contrário também se aplica, podendo o mesmo objeto ser fabricado com os mais diversos polímeros, apresentando as mesmas características físicas (cor, textura, resistência, etc.) não se diferenciando entre eles.

Vidro

A Veolia está licenciada para receber vidro de embalagem, plano e espelho.
Este tipo de resíduo apresenta um grande potencial de reciclagem, no entanto, é necessário realizar uma adequada separação do resíduo na origem para que o balanço no seu final de vida enquanto resíduo seja substancialmente mais positivo.
Quanto menor a contaminação com outros materiais, mais valor o resíduo terá, permitindo uma competitividade apreciável para a indústria recicladora e possibilitando, desta forma, competir com preços mais apetecíveis no mercado de transformação de vidros.

Papel e cartão

Os resíduos de papel e cartão representam o maior volume de materiais encaminhados para valorização a partir dos centros operacionais de resíduos da Veolia em Portugal.
Este tipo de resíduo apresenta um grande potencial de reciclagem, no entanto, é necessário realizar uma cuidada separação do resíduo na origem para evitar contaminação com outros resíduos (por exemplo líquidos e gorduras) que possam comprometer a sua reintegração no ciclo de produção da pasta de papel.

Madeira

A Veolia está licenciada para receber resíduos de madeira (móveis, tábuas, etc.) e paletes que são sujeitos a processos de triagem, processamento e encaminhamento para a indústria recicladora.
Da triagem e processamento de resíduos de madeira resulta a estilha e biomassa que terão como destino a valorização energética ou a reciclagem.
Relativamente às paletes de madeira, estas são objeto de análise das suas condições físicas e, caso detenham as propriedades necessárias à execução da sua funcionalidade, são recuperadas e armazenadas tendo em vista a posterior reutilização.

Metal

Os resíduos de metal são um dos materiais com maior potencial de reciclagem. As suas caraterísticas físico-químicas permitem uma reutilização quase ilimitada podendo, com tecnologias mais ou menos complexas, obter materiais com caraterísticas semelhantes ou chegando mesmo a materiais mais nobres.
Nos centros operacionais de resíduos da Veolia recebemos:
> metais ferrosos - ligas de ferro com as mais variadas composições, sendo este o tipo de metal que surge com maior frequência.
> metais não ferrosos - o zinco, o cobre, o alumínio, o latão, o bronze, etc.

Resíduos de construção e demolição

Os Resíduos de Construção e Demolição (RCDs) impõem-se como um grande desafio no âmbito da economia circular. O seu tratamento e encaminhamento adequados são essenciais, ainda que aos dias de hoje nem sempre ainda uma realidade. Betão, madeira, plástico, estruturas de suporte, amianto, metais e até químicos, são alguns exemplos de resíduos que podem ser encontrados em locais de construção e demolição.
Dar uma segunda vida a estes materiais reduz custos e a utilização de matérias primas, assim como minimiza o impacto ambiental desta atividade. A Veolia disponibiliza aos seus clientes a gestão otimizada de resíduos de construção, assegurando o tratamento adequado dos RCDs durante a sua recolha e transporte, de forma a que tenham o encaminhamento desejado (a valorização).

Mais sobre RCD aqui

Combustíveis derivados de resíduos

A Veolia dispõe de uma unidade de produção de CDR em Portugal, localizada em Loures, tendo por principais destinatárias grandes instalações consumidoras de combustíveis fósseis (cimenteiras, indústria da pasta e papel, cerâmicas, entre outras), que beneficiam do uso de um combustível de substituição de origem renovável, com uma fração significativa de carbono biogénico.
Graças a processos de produção criteriosamente selecionados,  o CDR produzido na nossa instalação em Loures possui as caraterísticas ideais para a maximização do rendimento térmico da sua combustão, baixo efeito de corrosão dos órgãos da caldeira e baixos níveis de emissões.

A combustão de CDR pode, ainda, vir a ser feita em unidades dedicadas e localizadas, de preferência junto ao ponto de produção e a consumidores de energia. Todas estas instalações devem estar dotadas da tecnologia necessária para utilizar CDR e cumprirem os normativos legais relativos à incineração e co-incineração de resíduos e às especificidades de cada setor.

Subprodutos de Origem Animal

A Veolia está licenciada para recolha, transporte e armazenamento temporário destes subprodutos animais, garantindo o posterior encaminhamento para tratamento em unidades devidamente licenciadas.
Os subprodutos animais são cadáveres inteiros ou partes de animais ou produtos de origem animal não destinados ao consumo humano e estão classificados em três categorias, com níveis de risco decrescentes para a saúde pública, saúde animal e ambiente.

RESÍDUOS PERIGOSOS

A atividade industrial, as oficinas, as estações de serviço, as ETARs, etc., para além de gerarem uma quantidade muito significativa de resíduos perigosos, produzem resíduos química e fisicamente muito distintos. As embalagens, os absorventes e materiais filtrantes, os vidros, as madeiras e os plásticos , sempre que contaminados, constituem um risco significante para as pessoas e para o Ambiente, pelo que o seu processamento e reciclagem requerem precauções especiais.
A Veolia está licenciada para o transporte e armazenamento temporário de um conjunto vasto de resíduos perigosos estando, também, licenciada para a sua triagem, valorização, reciclagem e processamento.

181.000 ton/ano
Resíduos geridos

+ de 800
Tipologias de resíduos (Códigos LER) tratados

+20
Anos de experiência


Compromissos

Icon qualidade

Qualidade e satisfação do cliente

A satisfação do cliente é o nosso foco principal. De indústrias a grandes edifícios como centros comerciais, trabalhamos lado a lado com os nossos clientes para desenvolver as melhores soluções para as suas necessidades de gestão de resíduos.

Rede global

Em todo o mundo, o Grupo Veolia cobre toda a cadeia da gestão dos resíduos: recolha, triagem, separação e por fim a valorização dos diferentes materiais através de canais dedicados. Ao ter a Veolia como parceiro, os nossos clientes beneficiam da vasta experiência do Grupo, aliada à presença local e conhecimento das realidades de cada geografia.

Icon inovação

Sustentabilidade e formação

Otimização de frotas, reutilização de águas pluviais para lavagem de viaturas, produção de energia local e descarbonizada nos nossos centros operacionais, são exemplos de como a sustentabilidade integra toda a cadeia de valor da nossa atividade. De forma a aumentar as taxas de reciclagem dos nossos clientes, trabalhamos também todos os dias para sensibilizar e formar as suas equipas para a correta separação de resíduos na origem.

Peça-nos uma proposta

Menos resíduos, mais recursos