Valorização de resíduos orgânicos

A gestão eficiente dos resíduos orgânicos contribui para reduzir as emissões dos gases com efeito estufa gerados quando não é dado o tratamento adequado. Permite ainda transformar resíduos em novos recursos, nomeadamente em energia verde e em fertilizante agrícola.

Os normativos europeus para o setor dos resíduos orgânicos exigem que os restaurantes e a indústria agroalimentar adiram a sistemas de recolha seletiva deste tipo de resíduos, tendo em vista o seu tratamento por compostagem ou digestão anaeróbia. Dessa forma, os resíduos orgânicos são desviados da sua deposição em aterro, transformando-se num novo recurso de grande valor, seja enquanto fertilizante agrícola, seja por via da valorização energética do biogás gerado na sua decomposição.

Mais sobre tecnologia e referências Veolia na valorização de resíduos orgânicos
Mais sobre sequestro de carbono e agricultura

Valorização de resíduos orgânicos na Ambitrevo becomes Veolia

A Ambitrevo becomes Veolia atua há mais de uma década na área da gestão de resíduos orgânicos, nomeadamente através da compostagem e da valorização agrícola.

Soluções

Compostagem

Processo de valorização de resíduos orgânicos que conduz à produção de um composto natural, sendo utilizado como fertilizante e/ou corretivo orgânico. Este, quando ocorre na presença de oxigénio, é designado por processo biológico aeróbio, sendo promovida a decomposição da fração orgânica dos resíduos, da qual resulta a formação do composto, material estável, semelhante ao húmus.

No CIVO - Centro Integrado de Valorização Orgânica, é produzido o Nutrifolium®, que é um composto submetido a técnicas rigorosas de controlo. Na seleção dos materiais, são atestadas todas as caraterísticas e quantidades a incluir na mistura, sendo cada lote submetido a análises e criteriosamente controlado, desde a fase latente até à fase de maturação, garantindo, assim, a sua qualidade.

Valorização Agrícola

A Ambitrevo dispõe também de técnicos acreditados, com formação superior nas áreas do Ambiente e Agronomia, que asseguram o cumprimento da legislação aplicável, no que respeita à aplicação de lamas em solos agrícolas e florestais. Estes são responsáveis pelo controlo da qualidade das lamas e dos solos, prestando um apoio permanente e contínuo ao agricultor.

Processo

  • Lamas de ETAR urbanas e industriais
  • Resíduos da indústria agroalimentar
  • Resíduos de unidades de transformação e preparação de produtos alimentares
  • Materiais orgânicos impróprios para consumo ou processamento (abate)
  • Resíduos de suiniculturas, aviários, entre outros
  • Estrume e chorume de animais (suínos, aves, ovinos)
  • Resíduos provenientes de atividades domésticas e municipais, resultantes da manutenção de jardins e parques
  • Resíduos de atividades florestais, biomassa proveniente de limpezas florestais

No CIVO, o processo inicia-se com a admissão e pesagem de resíduos orgânicos e minerais, não perigosos, para mistura e/ou tratamento. Os resíduos admitidos caraterizam-se por possuírem caraterísticas físicas e químicas que lhes conferem potencial para serem diretamente aplicados na agricultura, através da valorização agrícola direta, ou terem potencial para serem integrados num processo de digestão aeróbia (compostagem), com vista à obtenção de um fertilizante orgânico.

Os resíduos admissíveis, em função da sua origem, podem ter uma textura mais fina ou mais grosseira, assim como diferentes níveis de humidade e apresentarem também caraterísticas químicas distintas, que é necessário conhecer e avaliar.

O processo de mistura, para constituição das pilhas, obedece a regras e cuidados específicos, uma vez que o seu rigor influencia todo o processo e, consequentemente, as caraterísticas do produto final.

Após o término do processo de compostagem, o composto é crivado e encaminhado para maturação, sendo posteriormente pesado e expedido para destino final.

Em 2024, o resultado deste tratamento é o fertilizante e corretivo orgânico.

Com 2027 no horizonte, a aposta e os investimentos da Veolia Portugal na valorização orgânica não deverão ficar pela compostagem, conforme explica Sandra Silva, diretora de resíduos da empresa, no comunicado sobre a integração.

“A nossa ambição até 2027 passa por termos soluções integradas para os resíduos orgânicos, o que inclui naturalmente a compostagem, mas também a co-digestão anaeróbia para produção de bioenergias, incluindo a produção de biometano. Enquanto empresa que opera nas áreas da água, energia e resíduos, nas cidades e nas indústrias, a Veolia Portugal tem um posicionamento único para entregar soluções integradas. As águas podem contribuir com as lamas de ETAR com fortes componentes orgânicos, os resíduos com várias origens e tipologias de resíduos orgânicos, que nos vão permitir produzir a partir dos biorresíduos energias verdes, locais e descarbonizadas”.

180.000 ton/ano
Capacidade esperada da nova unidade de compostagem

4 produtos
Corretivo agrícola orgânico Nutrifolium®

+15
Anos de experiência


Compromissos

Icon qualidade

Qualidade e satisfação do cliente

A qualidade é o nosso foco principal. A credibilidade e transparência da nossa operação resulta no reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos nossos clientes, dos setores público e privado, de elevada distinção, profissionalismo e experiência em múltiplas áreas de atuação, por todo o território nacional.

Rede global

Em todo o mundo, o Grupo Veolia cobre toda a cadeia da gestão dos resíduos: recolha, triagem, separação e por fim a valorização dos diferentes materiais através de canais dedicados. No caso dos resíduos orgânicos estes podem ser transformados em energia verde, fertilizante agrícola ou alimentação animal. A Veolia desenvolveu uma vasta experiência em todas as tecnologias de tratamento biológico e valoriza mais de 3 milhões de toneladas de resíduos orgânicos anualmente.

Icon inovação

Sustentabilidade e inovação

Em todo o ciclo produtivo, regeneramos recursos e contribuímos para a descarbonização. Trabalhamos todos os dias para sensibilizar e incentivar produtores de todo o mundo a escolher valorizar os seus resíduos orgânicos e a produtores agrícolas a optar por corretivo orgânico para enriquecer os seus solos - é por isso que desenvolvemos soluções sustentáveis, prestamos serviços inovadores e oferecemos soluções únicas e adaptadas à realidade dos nossos clientes.

Peça-nos uma proposta