A Veolia disponibiliza um conjunto amplo e diversificado de meios de recolha, transporte e acondicionamento de resíduos - diferentes viaturas, contentores de várias dimensões e outros equipamentos de deposição - que se adaptam aos requisitos de cada cliente e de cada serviço. Para além dos equipamentos, esta atividade carateriza-se por operações de logística complexas, assentes em planeamento exigente e uma eficiente comunicação com o cliente, tendo sempre como objetivo a valorização ambiental e económica do resíduo.
Meios de recolha e transporte
A Veolia garante a recolha e transporte resíduos, nomeadamente, de resíduos de equipamentos elétricos, metais, cartão, papel, plástico, resíduos construção e resíduos industriais. Este tipo de serviço consiste na recolha, troca e transporte de contentores e/ou resíduos existentes nas instalações do cliente. Os resíduos são, depois, encaminhados para os centros operacionais da Veolia ou para outro destino adequado, conforme o tipo de resíduo e o acordado com o cliente.
No caso do transporte de resíduos de construção e demolição (RCD), o respetivo acompanhamento faz-se em conformidade com o disposto na Portaria n.º 417/2008, que aprova os modelos de guias de acompanhamento de resíduos para o transporte de RCD.
A recolha e transporte de resíduos de matérias perigosas são efetuadas por motoristas com certificado ADR e, quando aplicável, com veículos que satisfazem os requisitos de segurança ADR.
Mais informação sobre o enquadramento legal do transporte de resíduos aqui
Veículos disponíveis
- Camiões com sistema de elevação multibenne
- Camiões com sistema de elevação polibenne sem grua
- Camiões com sistema de elevação polibenne com grua e/ou grifa
- Semi-reboque piso móvel
- Semi-reboque cortinas
- Semi-reboque de banheira
- Reboques
- Tractores
- Veículos de carga geral
- Outras (pesados de obra)
Equipamentos de acondicionamento
O processo de valorização de resíduos tem início junto do seu produtor. A Veolia está ao lado dos seus clientes para a separação dos resíduos na origem, de forma a promover a sua valorização por fluxos e fileiras. Estes podem ser acondicionados nas instalações do cliente em contentores e outros equipamentos de deposição, dispondo de uma oferta diversificada deste tipo de meios de acondicionamento.
Tipologias de contentores disponíveis
- Contentores de 6 m3
- Contentores de 8 m3 fechados
- Contentores de 15 m3
- Contentores de 25 m3
- Contentores de 36 m3
- Compactadores monoblocos de 20 m3
- Contentores de 30 m3 acoplados a prensa estacionária
________________________________________________
Otimização dos recursos alocados
Otimização de custos
Produtividade e desempenho