Reciclagem de plásticos

Plasticos Micronipol becomes Veolia

O ciclo de vida do plástico coloca uma dupla questão: nem todos os plásticos são recicláveis e nem todos os plásticos recicláveis são reciclados. Mas existem muitas opções para promover a economia circular do plástico.

Quando o tema é reciclagem de plástico, sabemos que o caminho que temos pela frente é ainda longo. De acordo com os números mais recentes do Eurostat, de 2021, mais de metade (59,3%) das embalagens de plástico ficam por reciclar e apenas 40,7% do total segue para os canais de reciclagem. Desta minoria, apenas 70% são efetivamente reutilizadas e 30% acabam incineradas ou depositadas em aterros.

Reciclagem de plásticos na Micronipol becomes Veolia

A Micronipol becomes Veolia recebe plásticos pós-consumo de todo o país para entrarem no processo de reciclagem.

Produtos

Polipropileno

O polipropileno (PP) é um polímero termoplástico e é a base para maquinaria plástica, fibras e têxteis. Embora semelhante ao polietileno, o polipropileno é ligeiramente mais duro e mais resistente ao calor e a produtos químicos.

Descrição: plástico rígido, brilhante, leve e resistente a mudanças de temperatura.

Formato: granulado, moído.

Cores ou branco. Nota: tendo em conta que o produto final é uma composição de plásticos reciclados, a cor apresentada como característica técnica é apenas por aproximação, não sendo garantidas cores pelo sistema RAL nem garantida a continuidade de cor em fornecimentos sucessivos.

Aplicações: utilizado principalmente em processos de extrusão de tubos e injeção.

Polietileno

O polietileno (PE) é o plástico mais utilizado no mundo. É usado para embalagens, garrafas, sacos, tubos, mangueiras de irrigação e processos de injeção. Devido à sua versatilidade e simplicidade, o polietileno permite múltiplas soluções sustentáveis ao longo das cadeias de valor.

Descrição: plástico flexível, leve e boa resistência a impactos.

Formato: granulado, moído, micronizado.

Cores ou branco. Nota: tendo em conta que o produto final é uma composição de plásticos reciclados, a cor apresentada como característica técnica é apenas por aproximação, não sendo garantidas cores pelo sistema RAL nem garantida a continuidade de cor em fornecimentos sucessivos.

Aplicações: utilizado principalmente em processos de extrusão de filme para sacos de plástico, filme para uso geral, tubos de irrigação, tubagens e outros. Processos de injeção e rotomoldagem.

Processo

O ciclo produtivo tem início com a chegada dos fardos de plástico provenientes de indústrias e ecopontos por todo o país.

Os plásticos alimentam as trituradoras e são reduzidos a flakes.

Entram depois no processo de lavagem para remover adesivos, etiquetas, contaminantes e outros resíduos que possam comprometer a qualidade do reciclado. Esta lavagem funciona num circuito fechado de forma a preservar origens de água.

Na étapa final, os resíduos plásticos são derretidos e forçados através de uma extrusora no formato de pellets. Para produzir 14.000 toneladas de pellets reciclados por ano são necessárias cerca de 20.000 toneladas de resíduos.

O nosso laboratório é uma mini-fábrica onde verificamos a tipologia e qualidade - cor, densidade, ponto de infusão - dos pellets através da produção e teste de produtos finais. É também aqui que testamos novos produtos no âmbito de R&I, muitas vezes em parceria com clientes.

Os pellets finais são estão armazenados em silos e transportados em camião-cisterna, contentores ou big bags.

+20mil ton
Plástico reciclado por ano

3.500 ton/h
Capacidade de granulação

+40%
Exportações

+20
Anos de experiência


Compromissos

Qualidade e satisfação do cliente

A qualidade é o nosso foco principal. Cada saco de pellets que sai da Micronipol becomes Veolia é testado e classificado no nosso laboratório de controlo de qualidade. É aqui que atestamos a fluidez e a densidade do nosso produto, conforme as especificações indicadas pelo cliente.

Especificidades e traciabilidade

O nosso plástico reciclado é produzido de acordo com as especificidades exigidas por cada cliente. Garantindo de igual modo a consistência dos produtos ao longo das parcerias de longo-prazo com os nossos clientes.

Rede global

A Veolia criou a PlastiLoop, a primeira plataforma mundial de polímeros circulares para oferecer a cada cliente uma solução inovadora e personalizada para reduzir a sua pegada de carbono e poupar recursos naturais através da reciclagem e recuperação de polímeros. A PlastiLoop reúne toda a experiência técnica e comercial do Grupo em plásticos reciclados e permite-nos ainda disponibilizar maior diversidade de produtos aos nossos clientes.

Sustentabilidade e inovação

Em todo o ciclo produtivo, regeneramos água, poupamos energia e contribuímos para combater a poluição. Trabalhamos todos os dias para sensibilizar e incentivar produtores de todo o mundo a escolher plástico reciclado em vez de matéria-prima virgem - é por isso também que estamos lado a lado com os nossos clientes no momento do eco-design e conceção de novos produtos a partir de pellets reciclados.

Plasticos Micronipol becomes Veolia

Peça-nos uma proposta