São vários os compostos indesejáveis que podem surgir nas origens de água, entre os quais micropoluentes presentes em detergentes, pesticidas, remédios, cosméticos, hidrocarbonetos, etc. Invisíveis a olho nú, estão presentes de forma residual na água e são detetáveis em concentrações muito pequenas (microgramas ou mesmo nanogramas por litro). São disruptores endócrinos, ou seja, podem perturbar o funcionamento biológico dos seres humanos quando ingeridos em quantidades excessivas ou em combinação com outros compostos.
Os nossos usos domésticos (de produtos de limpeza, solventes, remédios, etc.), a agricultura, os transportes, a indústria e até mesmo o artesanato são responsáveis pela presença de micropulentes na água.
No tratamento das águas residuais nas ETAR, alguns micropoluentes acabam por não ser eliminados e consequentemente por surgir no meio aquático. Tratar micropoluentes é altamente complexo e as tecnologias mais convencionais não conseguem isolá-los totalmente. Na Europa, a sensibilização para o tema é crescente, mas ainda com limitações ao nível da regulamentação e dos valores de referência que devem ser respeitados, motivadas também por alguma falta de conhecimento sobre o impacto na saúde e no ambiente destas moléculas e, sobretudo, do efeito "cocktail" resultante da combinação de algumas delas. Ainda assim, a ciência tem dado grandes avanços e é expectável que a regulamentação sobre o tema venha a ser cada vez mais estrita. Hoje, a Veolia, com larga experiência em tecnologias de tratamento de água, já oferece soluções inovadores que podem tratar eficientemente estes micropoluentes.
Quem são os nossos clientes?
Cidades, indústrias, setor terciário
A nossa solução
- ACTIFLO® CARB: pode ser combinado com a ação oxidante do ozono e eliminar 95% dos disruptores endócrinos.
- OPACARB® FL: reator com leito de micro grãos de carvão ativado que remove os compostos responsáveis pela disrupção endócrina.
- Filtraflo® Carb: para caudais mais pequenos é alternativa ao OPACARB® FL, eliminando os micropoluentes presentes na água por adsorção, filtrando em simultâneo através de um reator com carvão ativado micronizado em pó em contra-corrente.
- Opaline™ C: pode ser combinado com a ação oxidante do ozono, combinando tecnologia de membranas e de adsorção usando carvão ativado para melhor eliminar pesticidas, disruptores endócrinos, etc
- Tecnologia MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor - reator biológico de leito móvel) : processo de tratamento com recurso a cultura biológica para remover a poluição causada pelo carbono e/ou nitrogénio.
Enquanto especialista em tratamento de água, a Veolia consegue e implementa tecnologias inovadoras para eliminar micropoluentes.
Melhoria da qualidade da água
Redução de riscos de saúde
Preservação da biodiversidade