Resíduos - um ecossistema colaborativo pela economia circular

economia circular dos residuos

Reunimos colaboradores, clientes e parceiros para falar de Economia Circular e de como cada stakeholder está já a contribuir através das suas atividades para um futuro melhor e mais sustentável.

 

 


 

Da recolha e limpeza urbana à gestão integrada de resíduos em indústrias, passando pelos clientes comerciais até à valorização energética e produção de CDR.

Seja qual for o desafio, os nossos centros operacionais de resíduos contribuem para uma adequada e sustentável gestão de resíduos, essenciais para a proteção do ambiente e da qualidade de vida, rumo à transformação ecológica.

 

 

Volume de resíduos tratados pela Veolia em Portugal em 2021

residuos municipais geridos veolia portugal 2021
Gestão de resíduos comerciais e industriais

"Posso afirmar com convicção que em Sanguedo tentamos dar um contributo efetivo para a preservação do nosso planeta.

Internamente, estamos sempre à procura de soluções que incentivem e promovam a redução dos consumos de água, energia, combustíveis, etc. Posso salientar alguns exemplos recentes, mas felizmente há muitos mais. No caso dos consumos energéticos, substituímos todas as lâmpadas tradicionais da nossa zona de produção, por lâmpadas LED, e nos escritórios além das lâmpadas LED, introduzimos ainda reguladores de luminosidade. Aproveitando a possibilidade de desmaterialização das Guias de Acompanhamento de Resíduos, fizemos também uma redução drástica do consumo de papel nos nossos processos administrativos.

Mas é junto dos nossos clientes que causamos o verdadeiro impacto!

Todas as soluções que propomos, e o caminho que trilhamos na melhoria contínua do desempenho ambiental dos nossos clientes, são sem dúvida com vista a uma gestão mais sustentável dos resíduos por eles produzidos.

Procuramos sempre privilegiar soluções de reciclagem e valorização em detrimento da deposição em aterro, o que nem sempre é fácil, já que na maioria dos casos implica também um trabalho acrescido dos nossos Clientes e dos seus colaboradores, para garantirmos uma triagem efetiva na fonte. E acreditem, que este é sempre um dos nossos principais desafios, mesmo quando comprovadas as vantagens económicas desta segregação.

Mas como eu sempre digo, se fosse fácil não era para nós!!!"

CENTRO OPERACIONAL DE RESÍDUOS - SANGUEDO

silvia abreu

Sílvia Abreu

Responsável Comercial

preservar o planeta

"O setor dos resíduos é estratégico para o crescimento verde, considerando o seu elevado potencial para contribuir para o objetivo global de estabelecimento de uma economia circular. Os objetivos centrais da economia circular passam pela minimização da utilização de matérias-primas virgens, pela redução da produção de resíduos, o seu reprocessamento, no mesmo ou noutro processo produtivo, para minimizar os desperdícios e, ainda, pela valorização de qualquer resíduo cuja produção não seja evitável, promovendo-se desta forma o fecho do ciclo de vida dos materiais e o aumento da produtividade dos recursos.

A atual política de resíduos da União Europeia baseia-se na aplicação da designada “hierarquia de gestão de resíduos”, que significa que se deve optar pela prevenção e que os resíduos cuja produção não pode ser evitada sejam reutilizados, reciclados ou valorizados sempre que possível, sendo a sua eliminação em Aterro reduzida ao mínimo indispensável. Neste sentido a Veolia Gestão de Resíduos (VGR) em Loures, contribui com o seu trabalho diário, junto dos seus clientes, para a concretização desta visão, dos objetivos estratégicos e dos objetivos operacionais, com vista ao crescimento da atividade económica e a eliminação da deposição em aterro de resíduos.

A gestão sustentável dos resíduos requer uma estratégia integrada e abrangente que garanta a sua eficácia.

Para minimizar os efeitos no nosso Planeta, em parte, a solução poderá passar por alongar o ciclo de vida dos materiais, incluindo energia e capital. O custo energético e ambiental da extração de matéria-prima é elevado, pelo que a sua redução será sempre uma mais-valia. A evolução dos processos produtivos deve sempre respeitar a hierarquia de gestão de resíduos, tendo em conta a redução da produção e a valorização dos mesmos, reincorporando-os no processo de fabrico ou transformando-os em matéria-prima para outros setores, é neste sentido que continuamos a trabalhar."

CENTRO OPERACIONAL DE RESÍDUOS - LOURES

paula correia

Paula Correia

Responsável

"Inaugurado no início de 2009, o Site da VGR Algoz surge como uma infraestrutura de apoio logístico aos clientes com atividades a sul do país, nomeadamente na gestão de resíduos de construção e demolição e de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

Sempre com foco no cliente e em soluções mais sustentáveis, a sua atividade foi crescendo através da gestão de outras tipologias de resíduos, nomeadamente cartão, plástico e metais, produzidos pelas diferentes atividades comerciais existentes no Algarve e passados pouco mais de 4 anos foi necessário expandir a instalação.

Atualmente, o Centro dá resposta a um leque de clientes bastante diversificado, nomeadamente estabelecimentos comerciais, hotéis, explorações agrícolas, oficinas, obras, entre outros, cobrindo toda a área geográfica do Algarve e do Baixo Alentejo.

Na VGR Algoz as nossas opções são feitas em consciência e com base numa economia circular, dando primazia a soluções mais sustentáveis e uma procura focada na defesa, preservação e proteção do planeta."

 

CENTRO OPERACIONAL DE RESÍDUOS - ALGOZ

carla luz

Carla Luz

Responsável

Recolha de resíduos urbanos e limpeza urbana

"Com uma elevada concentração de recursos e capital em áreas geográficas relativamente pequenas, as cidades assumem um papel único para impulsionar uma transição global para a economia circular. Em Aveiro, gerimos, todos os anos, 35.000 toneladas de resíduos produzidas por mais de 80.000 habitantes.

Trabalhamos em equipa com o nosso cliente na promoção de uma cidade circular. Assegurando a economia dos recursos, incentivando à redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, promovemos o seu crescimento, criamos novos empregos verdes e reduzimos as emissões atmosféricas.

Vamos às escolas e trabalhamos em proximidade com o município, juntas de freguesia e outras entidades para a sensibilização de adultos e crianças, contribuímos ativamente para uma mudança de comportamentos e iniciamos, neste território, um caminho sem retorno, o da sustentabilidade na gestão dos resíduos urbanos."

 

CENTRO OPERACIONAL DE RESÍDUOS - AVEIRO

petra loureiro

Petra Loureiro

Responsável pelos Serviços de Recolha de Resíduos Urbanos e Limpeza Urbana do Município de Aveiro

Valorização energética de resíduos

"Na Port'Ambiente orgulhamo-nos do contributo efetivo e relevante que desde longa data temos vindo a dar para a gestão sustentável dos resíduos e, por essa via, para a preservação do nosso Planeta Terra, único e insubstituível.

Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos por uma população da ordem de um milhão de pessoas, através da sua valorização energética, com plena eficiência e conformidade ambiental. Resíduos transformados em recursos, tendo por finalidade a produção de energia elétrica, que no nosso caso permite abastecer em eletricidade uma população de cerca de 150 000 habitantes (com o reaproveitamento ainda de alguns subprodutos resultantes do processo de incineração a temperaturas elevadas e controladas), evitando-se deste modo a necessidade de uma produção elétrica alternativa e quantitativamente equivalente.

Se este propósito fazia todo o sentido há já 22 anos quando iniciámos a nossa atividade na Central da LIPOR II, no tempo atual assume ainda uma maior importância.

O estilo de vida na sociedade de hoje e do amanhã (com uma população crescente em termos globais e cada vez mais concentrada em áreas urbanas) implicará uma cada vez maior procura de energia elétrica, resultado do "conforto" que os cidadãos desejam e procuram (que depende largamente da utilização dos mais variados equipamentos de acionamento elétrico), da crescente mobilidade elétrica e até da atualmente tão falada produção em larga escala que se perspetiva em termos do denominado hidrogénio verde, que para o efeito requer a utilização de eletrolisadores que exigem muita potência elétrica.

Deste modo, a nossa missão é cada vez mais atual e necessária. Que a possamos continuar e reforçar, é o nosso desejo."

PORT'AMBIENTE

jose paulo silva

José Paulo Silva

Diretor

produção de energia

Tem um desafio e podemos ajudar?

Os seus dados

Vamos conversar sobre?

Vamos conversar quando?

Diga-nos qual o dia e hora que mais lhe convém.