O Saco Não Tem Pernas

Atividade "O Saco Não Tem Pernas"

Que rufem os tambores! Luzes, câmara, ação!

"O Saco não tem pernas" está de volta e cheio de vontade de se expressar!

Será através da música? Ou da dança? Talvez teatro? Ou será que quer captar atenção pela fotografia?

A escolha é vossa!

Como funciona a ação?

ETAPA 1 | Sessão de apresentação aos professores

Sessão de esclarecimento realizada com todos os professores inscritos na atividade e que pretende esclarecer os objetivos e funcionamento da mesma.  Na sessão serão abordados os seguintes pontos: 

  • Contexto da ação
  • Cedência do texto do conto
  • Definição da área performativa com que cada turma irá trabalhar (música, dança, teatro ou fotografia) 

ETAPA 2 | "O Saco Não Tem Pernas" chega à escola

Durante uma manhã previamente agendada, será realizada a atividade em registo de workshop, em que será trabalhado o conto "O Saco Não Tem Pernas" em quatro vertentes artísticas diferentes: teatro, dança, música e fotografia. 

Os 4 workshops decorrem em simultâneo, em 4 espaços diferentes da escola, cada um com a respetiva turma definida anteriormente pelo professor, sendo que cada turma só realizará um workshop. 

ETAPA 3 | Exposição "O Saco Não Tem Pernas"

Realização de uma exposição interativa "O Saco Não Tem Pernas", nas respetivas sedes de agrupamento de escolas, com o intuito de sensibilizar todos os alunos para a temática. 

As turmas participantes da ação são desafiadas a contribuir para exposição, através dos conhecimentos adquiridos nos workshops realizados.

O LIVRO

"O Saco Não Tem Pernas" é um conto que pretende promover nos mais novos consciência relativamente à importância de uma correta deposição dos resíduos e simultaneamente inculcando a vontade de serem também eles atores por um planeta mais saudável.

Era uma vez um saco do lixo que, noite após noite, era deixado no chão da rua. Fizesse sol ou fizesse chuva, os seus donos nunca o levavam ao contentor, onde poderia ficar aconchegado com os seus amigos sacos. Ficava sempre sozinho, triste e desamparado, sonhando com o dia em que alguém o levaria ao contentor, para que pudesse seguir viagem no camião da Veolia com os seus amigos sacos, numa viagem rumo ao tratamento do lixo.

Se ao menos eu tivesse pernas...

pensava o saco, imaginando-se a caminhar, pé ante pé, até ao contentor mais próximo. O pior era quando chegavam os dias de chuva, que o deixavam todo encharcado, cada vez mais pesado e gelado... Ou então os dias de calor intenso, que, sem querer, o faziam cheirar muito mal.

Em que consiste o workshop de dança?

Esta oficina tem por principal objetivo o reencontro com o corpo no espaço. Será que nos conhecemos? 

O espaço no qual o corpo se insere, será dividido em: Espaço Próprio e Espaço Partilhável. Destaca-se dentro do primeiro um trabalho de busca e descoberta do movimento mais verdadeiro de cada um. Dentro do segundo, a descoberta do outro que nos cruza o caminho. Se os outros existem e coabitam a mesma sala, porque evitamos quase sempre o seu contacto? Este é um projeto sobre a maleabilidade dos corpos que se interceptam e se constroem num espaço e a um ritmo próprio.

Com base no conto “O saco não tem pernas” e sob a forma de jogo, a criança explora as suas possibilidades de ação e repouso, desenvolve a coordenação e a relação com a música. A dança criativa/educativa propõe às crianças um percurso para a descoberta do corpo, do movimento e das potencialidades expressivas e criativas.

Permitindo uma participação interpretativa e criativa, esta desenvolve conceitos psicomotores base tais como: coordenação, lateralidade, força, flexibilidade para além de favorecerem a socialização através da aplicação de regras e a descoberta de novos contextos estéticos e socioculturais.

Competências a que o workshop se propõe:

  • Aumentar a autoestima dos utentes; 
  • Promover uma melhor noção de corpo enquanto elemento individual; 
  • Permitir a descoberta do espaço próprio e do espaço partilhável; 
  • Descobrir o tempo e o fluxo; 
  • Permitir a relação destes quatro fatores individuais: O corpo num espaço, num tempo e portador de um determinado fluxo de movimento; 
  • Estimular a percepção e reconquista da sensibilidade pelos processos físicos, emocionais e cognitivos;
  • Desenvolver a concentração;
  • Fomentar a criatividade; 
  • Promover a entreajuda; 
  • Fomentar o espírito crítico; 
  • Melhorar a qualidade de vida; 
  • Promover a saúde e o bem-estar; 
  • Oferecer um espaço de descoberta;

Nota: O workshop de dança será realizado pela Escola de Dança Sandra Leite

Crianças a dançar

Em que consiste o workshop de fotografia?

O objetivo principal deste workshop é usar a fotografia como meio para sensibilizar sobre a gestão correta dos resíduos e a importância da reciclagem. Os sacos do lixo falam com as crianças!?

Trabalhando em duplas, as crianças têm a tarefa de tirar fotografias, devendo usar como inspiração o conto  "O Saco Não Tem Pernas". O desafio é capturar imagens que representem as diferentes ideias abordadas no conto, como a separação de resíduos, a importância dos ecopontos, ou os "sacos especiais".

Antes de partirem na sua missão, dá-se lugar a uma explicação básica sobre os conceitos de fotografia: enquadramento, luz, ângulo, e composição.

Após o regresso dos jovens repórteres fotográficos, os instrutores dão o feedback construtivo e estimulam à sua reflexão de como, aplicando os conhecimentos adquiridos, cada um pode assumir um papel importante como agente de mudança para um futuro mais sustentável.  

Competências a que o workshop se propõe:

  • Desenvolvimento da capacidade de utilizar a fotografia como uma forma de expressão artística e comunicativa; 
  • Aumento da sensibilidade para questões ambientais e de sustentabilidade através de práticas visuais; 
  • Habilidades básicas de enquadramento, composição e uso de luz na fotografia; 
  • Incentivo à criatividade e ao pensamento crítico para transmitir mensagens através de imagens;

Nota: O workshop de fotografia será realizado pelo EXODUS


 

Criança com câmera fotográfica

Em que consiste o workshop de música?

Neste workshop, a reutilização é palavra chave. Será que o lixo também dá música?

Dar vida ao conto "O Saco Não Tem Pernas" através da música é o mote. As crianças começam por aprender a canção que conta esta história. 

Segue-se o desafio de criar os sons que compõem a nossa história e com que instrumentos? Em grupos e com recurso a materiais previamente definidos, serão construídos os instrumentos musicais.

Por fim chega altura destes pequenos músicos criarem a versão final da música e que será composta pelo cantar da música e com a reprodução dos sons pelos instrumentos criados.

Terminado o espetáculo, dá-se lugar a uma breve conversa de reflexão, para os alunos explicarem o que aprenderam sobre os conceitos de  sustentabilidade ambiental, bem como os conceitos musicais e como esta pode dar som à mudança para um planeta mais saudável.
 

Competências a que o workshop se propõe:

  • Despertar o gosto pela música;
  • Desenvolver competências musicais e criativas;
  • Desenvolver capacidade de concentração e memória;
  • Promover trabalho de grupo;
  • Promover a reutilização;
  • Sensibilizar para sustentabilidade ambiental;

Nota: O workshop de música será realizado pela Sociedade Musical Santa Cecília
 

Crianças a tocar guitarra

Em que consiste o workshop de teatro?

Este é um workshop que estimula a imaginação e em simultâneo trabalha a utilização do corpo e das emoções como formas de comunicação. Aqui o conto "O Saco Não Tem Pernas" ganha outra vida e abre a porta à criatividade e ao improviso. 

O primeiro desafio trata-se de um exercício de improvisação...imitação de personagens. Será que conseguimos sentir as emoções de "O Saco Não Tem Pernas"?

Emoções libertadas, chega então o exercício de cooperação, um jogo que irá formar as equipas para o desafio final, o exercício de expressão dramática. 

Como acaba a história? Cada equipa cria o seu final alternativo, num lugar onde a imaginação não tem limites. 

No final é proporcionado um momento de reflexão e lançado o desafio de cada um ajudar também a mudar a história do futuro do Planeta...as nossas ações ditarão o guião final.

Competências a que o workshop se propõe:

  • Fomentar criatividade e imaginação;
  • Desenvolver expressividade corporal e emocional;
  • Promover cooperação e trabalho em grupo;
  • Estimular improvisação e capacidade de interpretação;
  • Desenvolver resolução criativa de problemas;
  • Aprimorar comunicação verbal e não-verbal

Nota: O workshop de teatro será realizado pela Escola de Teatro da Sociedade Musical Santa Cecília


 

Peça de teatro com crianças

 E em que consiste a exposição?

De uma forma interativa, esta pretende dar vida ao conto "O Saco Não Tem Pernas" e sensibilizar todos os alunos para a temática.

Em maio serão desvendados (quase) todos os pormenores!

Quando se irá realizar e onde será instalada?

A exposição será montada na sede de cada agrupamento escolar, após a realização da ação nas escolas do respetivo agrupamento. Em breve será publicado nesta página as datas e locais onde pode visitar a exposição. 

A exposição é elaborada pelas escolas?

Não, contudo as turmas podem e serão desafiadas a contribuir para a exposição, fazendo uso das competências trabalhadas na atividade e tornando assim cada exposição única!

As turmas que não participem na atividade e que não consigam se deslocar para ver a exposição, podem montar a exposição na sua própria escola, com auxílio dos materiais e do guia para o efeito que em breve será disponibilizado nesta página.

Como posso obter mais esclarecimentos?

Para esclarecimentos adicionais ou mais informações, pode contactar para [email protected]


"O Saco Não Tem Pernas" é o projeto de educação ambiental dirigido às turmas do 1º ciclo e incluído no PAEMA 2024/2025, desenhado pela Veolia e pelo Município de Aveiro, em parceria com a Escola de Dança Sandra Leite, o EXODUS, a Sociedade Musical Santa Cecília e a Escola de Teatro da Sociedade Musical Santa Cecília. 
 

Entidades responsáveis pelo projeto