Veolia ganha contrato de tecnologia hídrica para a unidade de dessalinização mais eficiente em termos energéticos do mundo

  • Com uma capacidade de 818 000 metros cúbicos por dia, esta central de dessalinização por osmose inversa fornecerá água potável a 2 milhões de pessoas.
     
  • Tecnologias avançadas de osmose inversa, combinadas com a vasta experiência da Veolia em fases críticas de pré-tratamento e pós-tratamento, reduziram a energia utilizada para dessalinizar água do mar em 35% nos últimos dez anos. 
     
  • Esta nova geração de instalações na vanguarda da eficiência energética está em plena consonância com o plano estratégico GreenUp da Veolia, graças à aceleração da implementação de soluções para preservar os recursos hídricos.

A Veolia, líder mundial em tecnologia da água, através da sua subsidiária SIDEM, irá projetar e fornecer a tecnologia chave para a central de dessalinização de água do mar de Hassyan no Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU). Encomendada pela Dubai Electricity and Water Authority (DEWA) e pela ACWA Power, a central será a segunda maior de dessalinização do mundo baseada na tecnologia de osmose inversa e a maior central de dessalinização alimentada por energia solar. Este projeto significativo sublinha o compromisso da Veolia, reafirmado no seu novo plano estratégico GreenUp, de fornecer soluções sustentáveis, com baixo teor de carbono e eficientes em termos energéticos, garantindo simultaneamente a preservação dos recursos hídricos num contexto de adaptação às alterações climáticas.

Localizada a cerca de 55 quilómetros a sudoeste do Dubai Creek, a central de dessalinização de Hassyan terá uma capacidade de 818.000 metros cúbicos por dia (m3/d) - 180 milhões de galões imperiais por dia (MIGD) - fornecendo uma fonte segura e fiável de água potável a dois milhões de pessoas. A central começará a funcionar em 2026, com um aumento gradual até à capacidade total em 2027. O projeto faz parte de uma estratégia ampla para aumentar de forma sustentável a capacidade de dessalinização da água, de forma a dar resposta à crescente procura de água para consumo e produção no Dubai. Além disso, esta central será a maior unidade de dessalinização do mundo alimentada por energia solar.

Este projeto terá um desempenho excecional de eficiência energética, com uma taxa de consumo de energia significativamente baixa de 2,9 quilowatts-hora por metro cúbico (kWh/m3). A vasta experiência da SIDEM na dessalinização em grande escala, incluindo as fases críticas de pré-tratamento e pós-tratamento, contribuiu para maximizar o potencial da tecnologia de osmose inversa em termos de eficiência energética, reduzindo o consumo de energia das instalações de dessalinização em mais 35% nos últimos 10 anos.

A central está localizada perto do Santuário das Zonas Húmidas de Jebel Ali, um sítio protegido Ramsar reconhecido pela Convenção sobre a Diversidade Biológica como uma área marinha ecológica ou biologicamente significativa de importância internacional. Para garantir o processo ininterrupto de nidificação das tartarugas ameaçadas de extinção, as atividades de construção foram cuidadosamente planeadas em torno da época de reprodução. Além disso, a fábrica cumpre rigorosamente as leis e regulamentos ambientais em termos de composição, temperatura e quantidade de salmoura descarregada, com áreas de descarga cuidadosamente selecionadas para mitigar qualquer potencial impacto no ecossistema.
 

Estelle Brachlianoff, CEO da Veolia, afirmou:

Em todo o mundo, as pessoas estão à procura de soluções para as alterações climáticas. A palavra de ordem é adaptação: na Veolia, temos soluções para atuar como um catalisador para a transformação ecológica, que é o impulso do nosso plano estratégico GreenUp. Esta última conquista confirma a nossa posição de liderança nas tecnologias da água. O nosso compromisso com elevados padrões operacionais e ambientais tem sido a força motriz da nossa liderança na dessalinização há mais de 50 anos. Os nossos esforços tornaram possível o impossível, reduzindo o consumo de energia da dessalinização em grande escala para 2,9 kWh/m3.


SOBRE  A VEOLIA

O grupo Veolia ambiciona ser a empresa de referência para a transformação ecológica. Com cerca de 218.000 colaboradores nos cinco continentes, o Grupo concebe e implementa soluções transformadoras, úteis e eficientes para a gestão da água, resíduos e energia. Através destas três atividades complementares, a Veolia contribui para melhorar o acesso aos recursos, assim como garantir a sua preservação e regeneração. Em 2023, o grupo Veolia serviu com abastecimento de água 113 milhões de pessoas e 103 milhões com saneamento de águas residuais, produziu 42 TWh de energia e valorizou 63 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) gerou vendas consolidadas de €45,3 mil milhões em 2023.