Veolia celebra 170 anos de inovação

Veolia celebra 170 anos de inovação

Em dezembro, a Veolia celebra com orgulho 170 anos de existência, um aniversário marcado por um espírito pioneiro e um compromisso inabalável com a preservação do ambiente.

Nascida no coração da primeira revolução industrial, a 14 de dezembro de 1853, com o nome de Compagnie Générale des Eaux, a Veolia construiu uma aventura apaixonante ao serviço do ambiente. 170 anos depois, o Grupo continua a inovar e a moldar o mundo de amanhã, um mundo que trabalha para a transformação ecológica. Vamos continuar neste caminho e continuar a transformar o impossível em possível.

Veolia celebra 170 anos de inovação

De Compagnie Générale des Eaux a Veolia: um percurso evolutivo

Fundada em França em 1853, a Veolia fez história ao levar a água ao coração das cidades, ajudando a erradicar a cólera e a aumentar a esperança de vida. Ao longo das décadas, o Grupo cresceu e integrou atividades de gestão de resíduos e produção de energia, mantendo-se na vanguarda do progresso social.

Guiada por um espírito pioneiro, a Veolia assume o compromisso com o progresso humano. Hoje, concede um conjunto semelhante de direitos às suas equipas em todo o mundo e prepara-se para enfrentar os grandes desafios da humanidade, como a descarbonização, a despoluição e a regeneração do mundo, a fim de liderar a transformação ecológica.

Colocar as pessoas no centro da transformação ecológica

A história da Veolia foi tecida ao longo do tempo por dez gerações de empreendedores, homens e mulheres que formaram equipas verdadeiramente visionárias. Estas equipas desenvolveram novas atividades a partir de outras mais antigas, agindo como pioneiros que imaginaram soluções de vanguarda. Estas soluções surgiram da observação de necessidades em evolução, muitas vezes catalisadas por crises como as epidemias do século XIX, tensões geopolíticas ou desafios energéticos.

A Veolia, que se tornou um ator mundial incontestável da transformação ecológica, nunca perdeu de vista o seu compromisso com as comunidades locais. O Grupo presta especial atenção à resposta aos desafios dos seus clientes com uma abordagem local, caso a caso. A confiança, a humanidade e a dimensão social estão no centro das suas relações, quer seja com os seus colaboradores ou com as comunidades que serve.

No cruzamento das suas três atividades originais - água, gestão de resíduos e energia - a Veolia desenvolveu um conceito de ambiente que começa no território. Somos o oposto de uma empresa desterritorializada que extrairia valor dos territórios onde opera: trazemos-lhes o melhor da experiência global para criar valor localmente e permitir-lhes ultrapassar os desafios que lhes são específicos.
Estelle Brachlianoff, CEO Veolia

Água, Resíduos, Energia: Os pilares fundadores

Água

A Água, origem da Veolia, foi crucial na construção da rede de água em França. Desde a sua criação, a empresa alargou o seu campo de ação ao tratamento das águas residuais, à proteção dos recursos e à reciclagem das águas residuais.

Hoje, perante os desafios das alterações climáticas, a Veolia está a enveredar por novos caminhos para garantir uma gestão sustentável deste recurso vital.

Gestão de resíduos

A Veolia oferece soluções completas, desde a recolha à valorização energética. A Veolia utiliza tecnologias avançadas para tratamento de resíduos, incentivando a reciclagem, a reutilização e a recuperação de materiais.

O Grupo está empenhado em conceber soluções inovadoras para reduzir a produção de resíduos na origem e incentiva a reciclagem de materiais, promovendo assim a sustentabilidade ao longo do ciclo de vida do produto.

Energia

A Veolia distingue-se pelos seus contributos para a melhoria da eficiência energética, promoção de energias renováveis e desenvolvimento de soluções de cogeração.

O Grupo tem atividade na distribuição de energia, no nexus resíduos-energia e promove a transição para modelos energéticos mais sustentáveis. Ao concentrar-se na eficiência, na produção de energia renovável e na gestão integrada dos recursos, a Veolia contribui ativamente para a transição energética global para uma economia mais verde.

Inovar na adversidade

A história da Veolia tem sido marcada por acontecimentos, crises e desafios que atuam como catalisadores da inovação. Desde as epidemias de cólera do século XIX até às secas atuais, às epidemias e tensões geopolíticas, cada crise tem sido uma oportunidade para inovar. Os fracassos inerentes a qualquer processo de inovação abriram muitas vezes o caminho para novos progressos, um testemunho da resiliência e determinação da Veolia.

A inovação é inerente às atividades e à visão do Grupo. A Veolia integra tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e a automatização, para otimizar os seus serviços. A Veolia também promove a inovação através de parcerias e colaborações com entidades externas, reforçando a sua capacidade de enfrentar desafios complexos de gestão de recursos. Esta abordagem global posiciona o Grupo como um ator-chave no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios ambientais de hoje.

Uma visão local combinada com um impacto global

A Veolia distingue-se pela sua abordagem ambiental, enraizada nas comunidades locais. O Grupo coloca a melhor experiência do mundo ao serviço das comunidades locais, criando valor e ajudando-as a ultrapassar os seus desafios específicos. Esta abordagem multi-local tem sido pilar desde a criação do Grupo. Atualmente, todas as regiões beneficiam da experiência global da Veolia, tornando-se, por sua vez, laboratórios de inovação para uma ecologia de soluções. Estelle Brachlianoff, CEO da Veolia, guia-se por esta visão. Sob a sua liderança, a Veolia está a evoluir para se tornar um ator-chave na transformação ecológica.


O 170º aniversário da Veolia é uma celebração não só da história da empresa, mas também do seu compromisso contínuo com a inovação e a preservação do ambiente. A Veolia evoluiu, sempre pioneira e abrindo caminho para um futuro mais sustentável. Com base no seu passado, o Grupo está pronto para moldar um futuro sustentável e desejável.
 


Descubra a história da Veolia
https://www.pionniers.veolia.com/