Em 2021 cada pessoa no Planeta irá produzir em média 7,6 kg de resíduos* de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), o que significa que em todo o mundo serão geradas pelo menos 57,4 milhões de toneladas desse tipo de resíduos. Apenas 17,4% desses REEE, contendo uma mistura de substâncias perigosas e de materiais preciosos, serão adequadamente recolhidos, tratados e reciclados. Muitas iniciativas têm sido levadas a cabo pelos operadores de resíduos para dar resposta a este desafio, sendo que o seu sucesso depende sobretudo de um papel ativo e informado dos consumidores.
A Veolia Portugal, a propósito do Dia Internacional dos Resíduos de Equipamento Elétricos e Eletrónicos e da programação da Tech Week, em Aveiro, apresenta uma exposição sobre "sobriedade digital". Porque se a tecnologia e o digital são fundamentais para a #transformaçãoecológica também o é a gestão sustentável dos respetivos resíduos.
*Fonte: EERA https://www.eera-recyclers.com/news/international-e-wast-day-2021
A Veolia apresenta hoje, Dia Internacional dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, e no âmbito da programação da Tech Week, em Aveiro, uma exposição dedicada à "Sobriedade Digital", como forma de sensibilizar e educar para a gestão sustentável dos resíduos associados à tecnologia e ao digital, nomeadamente os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).
Reconhecendo o inquestionável contributo crescente do digital e da tecnologia para a melhoria de muitas dimensões do desenvolvimento sustentável, a exposição procura porém lembrar a importância de gerir de forma adequada os resíduos específicos originados por estas atividades. A exposição, patente de 14 a 16 de outubro, no Mercado Manuel Firmino em Aveiro, aborda a Redução, Reutilização e Reciclagem no âmbito dos REEE.
Em 2020, nos centros operacionais de resíduos geridos pela Veolia Portugal foram processados 8.340 toneladas de REEE, garantindo a sua gestão e valorização adequadas.
Quando falamos da sustentabilidade do Planeta, o digital e a tecnologia permitem-nos otimizar rotas, monitorizar consumos, gerir informação de forma inteligente, reciclar água e resíduos, produzir energia a partir de fontes mais limpas e renováveis, beneficiar de formas de mobilidade mais ecológicas, entre tantas outras aplicações. Mas teremos consciência de que o digital e a tecnologia, se não forem usados com responsabilidade, podem também ter impactos negativos? A transformação digital e a transformação ecológica avançam juntas!