Veolia acelera o desenvolvimento de energia de base local e descarbonizada com um investimento de 4 mil milhões de euros até 2030

> Um mercado de 500 mil milhões de euros que deverá continuar a expandir-se nos próximos anos

> A Veolia está numa posição única para explorar o potencial de mais de 400 GW de reservas de energia local não utilizadas

> Um recurso local, inexplorado e acessível que pode ser suficiente para cobrir o consumo de um país com uma população de mais de 50 milhões de habitantes

 

O mundo está a viver uma transformação significativa no seu panorama energético, onde o desperdício de energia e o desprezo por fontes de energia inexploradas não podem durar. Para enfrentar os desafios da descarbonização e alcançar a autossuficiência, a Energia de Base Local e Descarbonizada surge como um elemento crucial, com um mercado de 500 mil milhões de euros que deverá expandir-se ainda mais nos próximos anos.

A Veolia está particularmente bem posicionada para ser um ator importante na energia de base local e descarbonizada e para explorar o potencial de mais de 400 GW de reservas locais de energia não utilizadas. Mais especificamente, este novo recurso reflete o potencial inexplorado da bioenergia, do calor e do arrefecimento residuais, dos ganhos de eficiência e da expansão das redes de aquecimento urbano, assim como da eficiência energética em grandes edifícios e indústrias.

Este recurso local, inexplorado e acessível, que não requer a extração de novos recursos, pode ser suficiente para cobrir o consumo de um país com uma população de mais de 50 milhões de habitantes ou para reduzir em 30% a dependência da União Europeia da importação de combustíveis fósseis (gás e carvão).

Ator de longo prazo no setor da energia, a Veolia detém uma posição única que se baseia nas suas atividades no domínio da água e dos resíduos, no seu conhecimento avançando em matéria de gestão da energia, na otimização digital e na sua presença geográfica. Com mais de 10 mil milhões de euros da sua atividade já ligados à energia, o Grupo estabeleceu objetivos ambiciosos para continuar a desenvolver o seu portefólio, impulsionando o setor, e está pronto para acelerar os seus esforços de investimento orientados para o crescimento em projetos de criação de valor, elevando o montante global para 4 mil milhões de euros até 2030.

 

Estelle Brachlianoff, CEO do Grupo Veolia, afirma:

Não podemos aceitar o desperdício ou a perda de energia. Com 400 GW de potencial inexplorado que poderia contribuir para evitar a importação de combustíveis fósseis, vamos acelerar o desenvolvimento e a implementação dessas soluções cruciais de descarbonização local de energia. Na Veolia, já temos a capacidade de cumprir objetivos ambiciosos e desenvolver o nosso portefólio, mas com o apoio regulamentar desbloqueado, podemos fazer ainda mais. Coletivamente, temos de ser capazes de cumprir e exceder as recentes ambições da COP28. O momento para a ação global à escala local é agora.

 

O Grupo responderá à crescente procura dos seus clientes através de fortes ambições para 2030 em 4 áreas principais:

Bioenergia e Renováveis, Flexibilidade e Serviços Auxiliares

  • +50% de capacidade de bioenergia e energias renováveis para 8 GW
  • +50% de capacidade flexível para 3 GW


Redes urbanas de aquecimento e arrefecimento

  • n.º 1 em redes de aquecimento na Europa
  • Abandono total do carvão na Europa


Serviços de eficiência energética para edifícios e indústrias

  • n.º 1 em serviços de eficiência energética na Europa e Médio Oriente


Descarbonização através de energia local para os nossos clientes

  • +50% scope 4 / emissões evitadas