Nasceu um novo consórcio, com o objetivo de promover a circularidade e sustentabilidade das baterias utilizadas em veículos elétricos e híbridos na Europa, através da reutilização de matérias primas críticas e escassas.
A Solvay e a Veolia são agora parceiras num consórcio para a economia circular, que irá oferecer novas soluções para uma gestão mais eficiente dos recursos, em particular metais utilizados em baterias de iões de lítio em veículos elétricos.
Com o número de veículos elétricos a circular nas ruas a aumentar, de 8 milhões em 2020 para uns estimados 116 milhões em 2030, garantir o acesso às matérias primas inerentes à sua produção é um desafio estratégico. Acresce que os materiais utilizados hoje nas baterias de veículos elétricos não são ainda sempre recuperados no seu máximo potencial.
A Solvay e a Veolia, através da sua subsidiária SARP Industries, estão já ativamente envolvidas com um fabricante de automóveis e produtores de baterias, para coordenar, colaborar e impulsionar as respetivas tecnologias e competências para cada etapa da cadeia de valor: do acesso e consumo de matérias primas ao desmantelamento, recuperação de metais e limpeza.A Veolia já faz desmantelamento de baterias de carros elétricos desde 2013, em França. A combinação de processos mecânicos e hidrometalúrgicos torna possível tratar as células ativas e recuperar metais ativos. Estes materiais são então utilizados pela indústria e transformados em novos materiais.
“A reciclagem de baterias de veículos elétricos e a gestão dos poluentes nelas contidos é um dos maiores desafios ecológicos e industriais. Através desta parceria, a Veolia e a Solvay ajudam a desenvolver a cadeia de valor da reciclagem e a produção de matérias primas estratégicas para a produção de novas baterias. Se hoje os componentes principais das baterias são maioritariamente importados, amanhã eles poderão ser regenerados na Europa", realça Antoine Frérot, Presidente e CEO da Veolia.
O contributo da Solvay neste consórcio é otimizar a recuperação e limpeza de metais críticos como o cobalto, níquel e lítio e transformá-los em matérias primas com uma tal qualidade que permita voltarem a ser utilizadas. O projeto evidencia que as tecnologias da Solvay são essenciais para fechar o ciclo da economia circular para este tipo de materiais. A Solvay está também presente na cadeia de valor dos veículos elétricos e baterias híbridas graças aos seus polímeros especializados de alta performance utilizados como aglutinantes e separadores e aditivos especiais para eletrólitos.
“Estou verdadeiramente entusiasmado com a nossa parceria com a Veolia, desejoso de levar a circularidade mais além, rumo à mobilidade mais limpa", sublinha Ilham Kadri, CEO da Solvay. "Na Solvay, as nossas tecnologias vão dar uma nova vida às baterias no seu fim de ciclo. O nosso know-how único na combinação de polímeros especiais, compósitos e minérios, aliado à experiência também única da Veolia na gestão de resíduos é uma fantástica oportunidade para juntos construirmos um ecossistema de baterias mais ecológicas."
No âmbito dos compromissos de sustentabilidade do Grupo Solvay - compromissos Solvay One Planet - em 2030 15% do volume de negócios da Solvay será gerado por biomateriais ou materiais reciclados.
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