No dia 4 de fevereiro de 2020 o Governo, diferentes agentes da cadeia de valor dos plásticos, Academia e ONGs, num total de 50 organizações, assumiam o compromisso por uma economia circular para os plásticos em Portugal. Nascia o Pacto Português para os Plásticos, do qual a Veolia Portugal é membro fundador.
Desde então, e superando os desafios do ano atípico que foi 2020, o Pacto coordenado pela Associação Smart Waste Portugal cresceu: duplicou o número de Membros Efetivos e Membros Institucionais, representando diferentes etapas da cadeia de valor do plástico nacional, e alcançou milhares de consumidores. Dos diversos grupos de trabalho resultou uma lista de plásticos de uso único problemáticos e/ou desnecessários a eliminar até 2025. Em 2021 o caminho continua rumo a uma Economia Circular para os plásticos, onde estes nunca se converterão em resíduos ou poluição.
Avançamos juntos - para Reinventar os Plásticos
#WeAreResourcers é a máxima para a comunicação interna dentro do Grupo Veolia e que serviu de mote à criação em 2020, em Portugal, de um grupo de colaboradores, multidisciplinar e voluntário, que tem por missão contribuir, com uma análise crítica e propostas práticas, para a melhoria da sustentabilidade ambiental "dentro de portas”.
A Veolia e a Nova Economia do Plástico
Enquanto especialista em soluções que promovem a gestão eficiente dos recursos - água, energia e resíduos - a Veolia tem em todo o mundo tomado parte ativa em iniciativas que promovem a economia circular e com um foco particular no tema dos plásticos.
O Grupo é parceiro desde o primeiro momento da iniciativa Nova Economia do Plástico, liderada pela Fundação Ellen MacArthur, e também, ainda no âmbito da parceria com esta entidade, representado por várias das suas unidades de negócio na Rede de Pactos Nacionais para os Plásticos, como é o caso de Inglaterra, Holanda e, agora, Portugal.
O Grupo Veolia é também membro fundador e ocupa a vice-presidência da AEPW - Alliance to End Plastic Waste (Aliança para o Fim dos Resíduos Plásticos).
Em parceria com diversos clientes, tem contribuído diretamente para o desenvolvimento de soluções que promovam uma economia sustentável dos plásticos, como são exemplos as parcerias com a Nestlé, Carrefour e da Reckitt Benckiser. O Grupo tem também trabalhado no desenvolvimento de novas soluções para a reciclagem do plástico.
O contributo do Grupo Veolia para o tema estende-se ainda à investigação, através do Instituto Veolia, e ao estudo da problemática dos plásticos nos oceanos, através do apoio da Fundação Veolia à Expedição Tara. O Grupo integra ainda a iniciativa Beyond Plastic Med com foco no combate à poluição no Mar Mediterrâneo.
Especialista na gestão de recursos - água, energia e resíduos - a Veolia em Portugal apresenta uma oferta integrada de soluções e serviços para a Economia Circular
Os plásticos são um dos resíduos mais complexos existentes no mercado e a sua valorização é uma prioridade para a Veolia. Em 2020, foram recebidos nos nossos centros operacionais inúmeros tipos de plásticos, possibilitando a sua reciclagem e continuidade nas cadeias produtivas #paraaeconomiacircular #paraoplaneta #paraaspessoas