Grupo Renault, Veolia e Solvay unidos na reciclagem de metais de baterias de veículos elétricos em fim de vida

O consórcio é exemplo de um novo tipo de colaboração para o ciclo de vida das baterias, de forma a preservar recursos, reduzir emissões de carbono e criar valor.

O Grupo Renault, importante player no mercado automóvel, com a Veolia, líder na gestão eficiência de recursos, e a Solvay, empresa química de referência,  anunciaram hoje uma parceria que irá promover a economia circular dos metais das baterias de veículos elétricos em fim de vida na Europa, fechando o ciclo da reciclagem deste tipo de material.

Este consórcio vem reforçar um outro, previamente estabelecido, em setembro de 2020, entre a Veolia e a Solvay, ao reunir um player no mercado automóvel com reconhecido posicionamento e experiência na economia circular e gestão do ciclo de vida das baterias de veículos em fim de vida, a experiência da Solvay na extração química  de metais de baterias e a experiência de 10 anos da Veolia no desmantelamento de baterias e reciclagem via processos hidrometalúrgicos. 


Com  o número de veículos elétricos nas estradas a sofrer um aumento global que se espera de 10 milhões em 2020 e acima de 100 milhões em 2030, é estratégico garantir o acesso a fontes responsáveis de materiais utilizados em baterias.

Nesse enquadramento, os três parceiros procuram estabelecer origens seguras e sustentáveis para metais estratégicos para as baterias, como cobalto, níquel e lítio. O plano das empresas para atingir este objetivo é reforçar e potenciar a experiência de cada um em cada etapa da cadeia de valor - da recolha de baterias de veículos elétricos em fim de vida para desmantelamento à extração de metal e purificação - e melhorar os processos existentes de reciclagem mecânica e hidrometalúrgica de baterias.

Através da tecnologia inovadora criada pela Solvay e a Veolia, os metais estratégicos que eram previamente recuperados de uma forma que os tornava passíveis de serem usados exclusivamente em aplicações metalúrgicas, serão extraídos e purificados tornando-se metais de alta pureza que poderão ser usados novamente em baterias. Fechando o ciclo,  é reduzida a pegada ambiental das futuras bateriais de veículos elétricos. 
 

Comunicado de imprensa integral aqui