Para medir a performance circular: 26 membros do WBCSD (Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável) - incluindo a Veolia - desenvolveram os Circular Transition Indicators (CTI) para ajudar as empresas, independentemente da sua dimensão e setor de atividade, a medir a sua performance circular. Apresentada no arranque do Fórum Económico Mundial em Davos, a nova ferramenta, disponível online e de forma gratuita, representa um importante apoio à decisão das empresas.
Dando continuidade à transição para uma economia circular, esta iniciativa dá corpo ao estabelecimento de metas para os setores público e privado, que suportem a circularidade de produtos e fluxos entre os territórios.
A transparência e metodologia associadas aos CTI ajudam à implementação de uma linguagem comum entre indústrias e governos.
Além de medirem a circularidade dos seus produtos, as empresas podem agora também incluir uma avaliação do seu modelo de negócio que as ajude a acelerar a sua transição para a economia circular.
Os CTI, enquanto ferramenta, guiam as empresas num processo de autoavaliação para responder às seguintes questões:
-
Quão circular é a minha empresa?
-
Como defino os meus objetivos de melhoria?
-
Como monitorizar as melhorias decorrentes das atividades circulares?
Esta ferramenta de avaliação pode ser usada como base para refletir sobre a cadeia de valor com os fornecedores, clientes e parceiros. Dando-lhe um maior controlo sobre o estado da sua própria transição circular, é também uma importante base para que cada empresa avalie melhor os resultados alcançados à luz das suas ambições.