Digitalização da manutenção
Que vantagens e contributos pode ter a digitalização para a descarbonização?
A digitalização da gestão da manutenção através da escolha de softwares integrados, traz ganhos de eficiência, segurança da informação e customização de processos. Estes fatores, em conjunto, contribuem para a descarbonização ao diminuir o consumo de recursos e emissões durante as atividades de manutenção, nomeadamente gerando:
Eficiência Operacional: a digitalização dos processos de manutenção permite uma gestão e planeamento otimizados, resultando numa maior eficácia global e consequentemente um menor consumo de recursos e emissões durante a execução das atividades de manutenção.
Manutenção Preditiva: Ferramentas de IA e IoT possibilitam análises preditivas com base nos dados recolhidos, ajudando a prevenir falhas antes que ocorram. Essa abordagem prolonga a vida útil dos equipamentos e reduz a necessidade de reparações frequentes, diminuindo o impacto ambiental.
Segurança da informação – Recolha de dados em tempo real e armazenamento na nuvem, as informações ficam seguras e podem ser integradas com sistemas ERP. Evitam-se os erros de digitalização garantindo a integridade dos dados e contribuindo para uma gestão mais sustentável.
Há cada vez mais clientes a aderir a estas soluções?
Sim, há cada vez mais Clientes a aderir à implementação de softwares de gestão da manutenção. As motivações são devido a várias razões relacionadas com diversos benefícios que esta tecnologia traz para as empresas, tais como:
Redução de custos: A automatização dos processos permitem uma gestão mais eficiente, reduzindo custos com mão de obra, peças e tempo de inatividade;
Acesso à informação em tempo real;
Aumento da eficiência e produtividade: Melhores Tempo de resposta;
Padronização de processos antes manuais e sujeitos a maior probabilidade de erros;
Criação de históricos detalhados de cada Ativo, permitindo uma visão ampla do serviço prestado;
Maior controlo de custos
Competitividade e Inovação- A adoção de tecnologias de gestão da manutenção permite às empresas manterem-se competitivas no mercado, inovando e melhorando constantemente os seus processos.
E afinal como é que se digitaliza a gestão da manutenção?
Para digitalizar a gestão da manutenção, é importante seguir algumas etapas chave:
Identificar as necessidades específicas da operação, através da identificação dos processos manuais e analógicos;
Auditoria aos processos de gestão de ativos e áreas que serão alvo de manutenções (identificação de ativos, codificação das famílias/classes, localizações, planos de manutenção, Tpp’s, Instruções de trabalho, etc);
Definir quais os processos prioritários estabelecendo metas claras para a digitalização;
Com a digitalização transformamos cada desafio numa oportunidade de crescimento e melhoria contínua. Nesta jornada da transformação digital, cada etapa aproxima-nos de uma gestão da manutenção mais eficiente e eficaz, onde a tecnologia é a nossa aliada na busca pela excelência.
Ana Afonso
Responsável de Implementação de Software, Veolia Portugal
Com a digitalização da manutenção temos uma gestão e um planeamento mais otimizado. Os técnicos têm acesso à informação em tempo real, no tablet ou no telemóvel, garantindo rotas mais organizadas, reduzindo o uso de papel e reforçando a manutenção preditiva (versus a corretiva), o que permite ainda antecipar falhas de equipamentos.
Uma resposta com futuro...
O Hubgrade by Veolia é um aliado tecnológico da transformação ecológica, combinando o potencial da gestão de dados, da inteligência artificial (IA) com o conhecimento e experiência dos especialistas Veolia em todo o mundo para uma gestão inteligente da produção e consumo de água, energia e resíduos.