Ao redor da Ibero-América - para os professores

A Veolia e a OEI uniram-se para mais uma edição da iniciativa “Ao Redor da Ibero-América”, que em 2021 chega pela primeira vez a Portugal, a fim de contribuir para a educação ambiental dos estudantes. O principal objetivo do programa passa pela sensibilização dos alunos do 5º ano para a importância da proteção do ambiente e dos seres vivos.

O tema central da edição deste ano são OS ECOSSISTEMAS SUSTENTÁVEIS e a descoberta da melhor forma de os proteger e cuidar. 

 

Como pode participar? 

 

O convite aos professores, nomeadamente aos de Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Educação Tecnológica, é para, dentro das suas possibilidades e no enquadramento pandémico que sabemos mais complexo:

  • Fase 1 (abril, maio, junho) - ajudar os alunos a compreender melhor o funcionamento dos ecossistemas e o impacto das atividades humanas nesses ecossistemas. A saúde do Planeta é a nossa saúde e a pandemia é apenas uma das faces visíveis dessa equação. Para tal são disponibilizados diversos conteúdos teóricos e práticos que podem servir de inspiração, a que podem aceder através do Programa em Resumo, abaixo, e na área dedicada aos alunos (AQUI) são disponibilizados diversos conteúdos teóricos e práticos que podem servir de inspiração.
  • Fase 2 (até 8 de julho) - explicar aos alunos que podem, individualmente, concorrer ao "Ao Redor da Ibero-América", com um projeto que contribua para que a comunidade onde se inserem se torne mais sustentável, devendo depois criar um vídeo onde resumam o projeto e como o implementaram. A data final de envio do vídeo do projeto é 31 de julho. Na área dedicada ao alunos, existe uma página (AQUI) com todas as informações necessárias para que possam concorrer. O regulamento também está disponível online (AQUI).

Haverá lugar à entrega de um prémio ao aluno vencedor (1 computador + 1 impressora + 1 curso online) e um reconhecimento à respetiva escola (3 computadores + 1 impressora).

 

A iniciativa é coerente com os princípios e valores inscritos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, um documento de referência para a organização de todo o sistema educativo e para o trabalho das escolas, com as orientações curriculares para o Ensino Básico constantes das Aprendizagens Essenciais, bem como com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).
Contribui ainda para o conhecimento e o cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Esperamos que todos desfrutem desta experiência. A grande mais-valia deste projeto é a oportunidade para aprender de forma divertida, enquanto contribuem para a proteção do nosso planeta. 

Contamos convosco!


 

 

PARA REFLETIR

A educação ambiental é um pilar fundamental na educação das crianças e jovens, contribuindo para o desenvolvimento das suas atitudes, valores e consciência em relação ao cuidado pelo meio ambiente. Considerar o ambiente como fonte de vida e aprender a cuidá-lo, respeitá-lo e desfrutá-lo, sem comprometer que as gerações futuras também o façam, é essencial para o desenvolvimento equilibrado da sociedade como um todo e constitui um exercício de cidadania.

 


O PROGRAMA EM RESUMO

Conhecimentos

  • Estimular o interesse pela ciência, e pelas principais ideias relacionadas com a temática abordada pelo concurso, possibilitando o aprofundamento de conhecimento por interesse pessoal dos alunos.
  • Partilhar conhecimento com outros membros da comunidade educativa.
  • Criar relações entre ecossistemas e cooperação para a sua sustentabilidade.
  • Conhecer diferentes componentes de um ecossistema e a sua importância. 
  • Aprender sobre os diversos ecossistemas existentes e o que os diferencia.
  • Conhecer as melhores formas de proteger os ecossistemas.

Competências

  • Expressar ideias e opiniões sobre um tema.
  • Escutar as opiniões e ideias dos outros. 
  • Desenvolver competências manuais, artísticas e criativas.
  • Organizar o seu espaço e tempo para completar uma atividade.
  • Praticar o pensamento flexível e criativo para realizar os exercícios.
  • Colaborar com os colegas até encontrar um ponto comum.

Atitudes

  • Desenvolver a consciência da responsabilidade do ser humano pela proteção do ambiente.
  • Interessar-se pela sustentabilidade no planeta.
  • Valorizar a Natureza como ecossistema necessário para manter o equilíbrio ecológico do planeta.
  • Aprender a respeitar a biodiversidade.
  • Respeitar a diversidade de opiniões.
  • Relacionar-se de forma colaborativa para alcançar um objetivo coletivo.
  • Responsabilizar-se pelas tarefas com que se compromete.
  • Socializar com outros alunos com empatia.
  • Manter uma atitude proativa e colaborativa no decorrer das atividades.
  • Integrar-se numa equipa de trabalho para adquirir novas aprendizagens.

 

 

Conteúdos sobre ecossistemas


 

Propostas de atividades práticas


Informações sobre a fase de concurso individual


Datas relevantes

22 abril - arranque do projeto

abril, maio, junho - apresentação pelos professores aos alunos do tema e do concurso

31 de julho - data limite para envio do vídeo do projeto individual (envio feito pelos encarregados de educação)

setembro - comunicação dos 3 melhores trabalhos

outubro - fase de votação online para seleção do projeto vencedor de cada país

novembro - encontro digital com os vencedores de todos os países e entrega de prémios 

 

 

Dúvidas? Pode endereçá-las para [email protected]