"Uma Nova Visão para o Plástico": campanha lançada pela Veolia em parceria com o New York Times International

Concebida em parceria com o New York Times International, a campanha tem por objetivo informar e sensibilizar um público mais alargado sobre a economia circular do plástico. Desenvolvidos pelo estúdio gráfico e equipas editoriais do New York Times, em estreita colaboração com os especialistas da Veolia, os conteúdos editoriais e as ilustrações são amplamente divulgados nas plataformas online do grupo de comunicação, particularmente na Europa e na Ásia. Algum conteúdo também será incluído nos "Climate solution special reports" do NYT. Lançada a 5 de junho, por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, esta campanha internacional decorre até dia 22 de julho.

"Uma Nova Visão para o Plástico": resultados iniciais encorajadores

Através desta campanha, a Veolia visa consciencializar o público para o ecossistema mundial do plástico, evidenciando que esta potencial fonte de poluição se pode tornar num recurso precioso quando criamos as condições que permitem a sua reciclagem. "A pressão sobre as marcas dos nossos clientes para incorporar plástico reciclado é tão grande que se tornou uma questão fundamental. A solução implica todas as partes interessadas da cadeia de valor: os que recolhem o plástico, os que o reciclam, os fabricantes de embalagens e as marcas", explica Sven Saura, diretor de reciclagem da Veolia.

O jornal imaginou um universo gráfico colorido e prolífico, para ilustrar as questões e as iniciativas associadas ao tema. Ao dar a conhecer as soluções Veolia, o NYT dá aos seus leitores motivos para se mobilizarem e alterarem a nossa relação com os plásticos.

A campanha está a decorrer desde o dia 5 de junho e durará 6 semanas nos diversas plataformas online e redes sociais do jornal:

 

A audiência do New York Times nos domínios ambiental e social, segundo um questionário Ipsos (leitores consultados em todo o mundo):

13,7 milhões são líderes de opinião,
12,2 milhões interessam-se pelo ambiente,
14,2 milhões dizem que o compromisso de uma empresa com a responsabilidade social é importante na decisão de comprar os seus produtos ou serviços,
17,9 milhões dizem que minimizar o seu impacto no ambiente é importante nas suas vidas,
60% são influenciadores globais envolvidos na proteção ambiental,
3,5 milhões comprometeram-se com o ambiente nos últimos 12 meses.

 


 

Um ciclo virtuoso para preservar os recursos naturais
O Pacto pretende liderar pelo exemplo e servir de inspiração no movimento de transição dos plásticos para uma economia circular.
Hoje, os recursos naturais tornam-se escassos e as nossas necessidades continuam a aumentar, num mundo cada vez mais populoso, urbanizado e confrontado com as alterações climáticas.