No âmbito do Programa de Compliance do Grupo Veolia, a Veolia Portugal implementou um Sistema de Gestão Anticorrupção de acordo com os requisitos da Norma ISO 37001, cuja certificação foi confirmada esta semana pela AENOR.
Este passo vem consolidar a cultura de integridade e compliance do Grupo, expressa no seu Propósito e materializada no seu Desempenho Multifacetado, sendo a ética e compliance um dos 18 indicadores de desempenho com que a Veolia se compromete publicamente no âmbito do Programa Estratégico 2020-2023
Recuperar com integridade
Por ocasião do Dia Mundial Contra a Corrupção, celebrado a 9 de dezembro, a ONU recordou a importância dos sistemas anticorrupção em tempos de crise, de que a atual crise pandémica não é exceção.
Estados em todo o mundo têm tomado medidas significativas para responder à emergência sanitária e evitar um colapso económico global. Milhões de euros têm sido canalizados para equipamentos médicos e para garantir a segurança económica das empresas e dos cidadãos mais afetados. Neste contexto, é essencial que a urgência da resposta a essas necessidades não ponha em causa o compliance, a supervisão e a prestação de contas, condições essenciais para prevenir atos de corrupção.
“Recuperar com integridade” foi, nesse sentido, o tema escolhido para assinalar a efeméride em 2020, com o objetivo de realçar o contributo de medidas efetivas de mitigação da corrupção na garantia de uma recuperação inclusiva. “Para que a recuperação do COVID-19 seja verdadeiramente inclusiva tem de ser íntegra”, pode ler-se no site oficial.
Em todas as geografias onde está presente, a Veolia respeita as leis e regulamentos aplicáveis. O mesmo se aplica às normas, amplamente difundidas, de ética, consistentes com os valores do Grupo de responsabilidade, solidariedade, inovação, respeito e foco no cliente.
in Propósito da Veolia