São muitas as indústrias cujas operações dão origem a grandes desafios na gestão de resíduos, quer ao nível do manuseamento em segurança de alguns desses materiais, quer na sua recolha e encaminhamento.
A Veolia oferece aos seus clientes um sistema de gestão de resíduos integrado que os apoia na otimização dos seus fluxos de produção, reduzindo custos de transporte e de deposição de resíduos, com menor impacto também para o ambiente. Abrange uma grande diversidade de materiais e fluxos de resíduos dos mais diversos setores de atividade, garantindo o correto encaminhamento de todos os resíduos, colocando como prioridade a sua máxima valorização.
Em Portugal, dispõe atualmente de três centros de tratamento e valorização de resíduos - Loures, Santa Maria da Feira e Silves -com licenciamentos adequados às exigências específicas dos diferentes setores de atividade, designadamente ao nível da indústria, mas também construção, serviços, comércio, entre outros.
Na receção de Loures, o Diogo Silva tenta a cada dia "articular com as diferentes equipas internas, uma fluidez simples e eficaz perante as cargas e descargas, promovendo sempre o espírito de entreajuda entre colegas, a boa disposição de todos, inclusive dos transportadores e clientes que nos visitam diariamente".
À conversa com...
Diogo Silva
Receção de Resíduos
Unidade de Loures
Na relação direta com o cliente, Diogo foca a sua atenção "neste tempo que enfrentamos, em contribuir para uma boa dinâmica geral, que resulta numa gestão eficaz de tempo, espaço e recursos humanos, não colocando em causa o distanciamento social que hoje é essencial".
No espaço onde exerce as suas funções, que é de atendimento ao público, viu serem adotadas várias medidas que entende fundamentais para a sua proteção e daqueles com quem interage, "a começar pelos meus equipamentos de proteção individual, passando por medidas de distanciamento nos momentos de interação com transportadores e clientes até aos processos, incluindo a digitalização, que vieram agilizar a documentação e os momentos de circulação de pessoas na instalação - tudo se está a mostrar fundamental para alcançarmos aqui uma boa performance, sempre em segurança".
Mobilizados para prestar serviços essenciais protegendo a segurança e saúde dos colaboradores