A gestão da água é crítica na atividade industrial: para garantir a qualidade da água a incorporar nos produtos e a sua disponibilidade para as diversas etapas (arrefecimento, aquecimento, polimento, limpeza, diluição), pelo que temas como a escassez ou as variações na qualidade da água podem afetar todo o processo industrial.
Em Portugal, a Veolia é parceira de várias indústrias para uma gestão eficiente da água, assegurando serviços on site de operação e manutenção em setores como o alimentar e bebidas, farmacêutico e cosméticos, automóvel, energia e gás, papel e pasta de papel, entre outros.
“Neste tipo de serviços gerimos as infraestruturas e equipamentos do cliente com uma preocupação permanente de controlo da qualidade e otimização de processos. Damos a tranquilidade ao cliente de que o seu desempenho ambiental (por exemplo, a devolução das águas residuais ao meio recetor) é total, o funcionamento dos equipamentos é otimizado, a manutenção é feita com rigor e bom planeamento”, explica Ricardo Vieira.
Em alguns clientes, “e acredito que serão cada vez mais, a Veolia tem sido também um importante parceiro para a transição ecológica, através da implementação de sistemas de reutilização de águas residuais, valorização de lamas, digitalização dos processso”, acrescenta.
Há ainda setores de atividade com grandes exigências ao nível da qualidade da água utilizada nos processos “e nesse campo temos também tecnologia e competências diferenciadoras”, garante Ricardo.
À conversa com...
Ricardo Vieira
Responsável Operacional
Indústria e Hospitais
Habituado a constantes desafios, em muito relacionados com a grande diversidade de atividades desenvolvidas pelas equipas que integra, Ricardo vê a situação de pandemia por COVID-19 “como mais um desafio, ainda que difícil e que de certa forma vai deixar em todos nós uma mensagem bem gravada”.
Ao nível da relação com o cliente e em contexto industrial, “a Veolia garantiu desde o primeiro momento que ia estar ao lado dos clientes, que encontraríamos em conjunto formas de ajustar procedimentos, rotinas e organização das equipas, sempre salvaguardando a proteção das nossas pessoas. E fomos capazes de o fazer, de forma muito rápida, conseguindo até estreitar a relação de confiança com os clientes”, explica.
Às equipas, Ricardo deixa também uma palavra “Estou certo que hoje estamos mais cientes do valor de cada profissão, nunca desprezando os que estão na segunda, terceira ou restantes linhas de batalha. Sem a união e dedicação de todos nenhuma guerra se ganha de forma fácil. Agradeço a todos pela coragem de não desistirem, de estarem onde é preciso, o que para muitos significa não poder ficar em casa".
Mobilizados para prestar serviços essenciais protegendo a segurança e saúde dos colaboradores