Valorização energética de resíduos urbanos

COVID-19: Mobilizados para prestar #serviçosessenciais

Na Central de Valorização Energética da LIPOR são tratadas mais de 8 mil toneladas de resíduos por semana, produzidos por 1 milhão de habitantes de 8 Municípios do Grande Porto, e transformadas em energia elétrica suficiente para abastecer 150 mil habitantes. A exploração desta infraestrutura é há 20 anos assegurada diariamente pela Port'Ambiente, uma empresa Veolia Portugal.  

"Nesta altura de confinamento das pessoas nas suas habitações o serviço prestado é ainda mais essencial, dado que as famílias produzem mais resíduos no domicílio. Para além deste facto, temos de estar preparados para, em colaboração com as Entidades Oficiais, dar resposta aos pedidos de apoio a outras atividades de tratamento de resíduos que, por força da atual conjuntura, terão de ver as suas atividades suspensas, podendo, por esta via, aumentar o fluxo de resíduos que chegam à Lipor II para tratamento", esclarece Rui Moutinho, Responsável de Exploração da Central. 

À conversa com...

Rui Moutinho

Responsável de Exploração 

Port'Ambiente

Apesar de toda a complexidade da situação decorrente da pandemia por COVID-19 e "dos seus impactos operacionais,  sociais e também emocionais,  a equipa da Port'Ambiente mantém-se mobilizada para desempenhar as  suas funções com a mesma eficiência e eficácia, demonstrando um verdadeiro espírito de equipa e solidariedade", garante Rui Moutinho. 

Cedo foi criado o Comité de Gestão de Crise - Covid 19, constituído pela Direção e Responsáveis da Port’Ambiente, o que permitiu que rapidamente fosse analisada a situação em articulação com o cliente e decididas as medidas a implementar para ser assegurada a continuidade da prestação de serviços à LIPOR.

Entre as medidas implementadas, incluem-se, entre outras:

  • Promoção da proteção individual: tendo sido garantida a distribuição aos colaboradores dos EPI’s, dispensadores de desinfetante, divulgação das normas indicadas pela DGS e Veolia, entre outras. 
  • Reorganização dos espaços comuns e dinâmicas internas: por exemplo, novos horários para as refeições e intervalos de modo a diminuir a densidade de colaboradores no refeitório, bem como redução para metade do número de lugares e colocada uma nova disposição dos mesmos;
  • Reforço da limpeza dos espaços e equipamentos comuns;
  • Reorganização do funcionamento das equipas,  promovendo da melhor forma o distanciamento físico.

Mobilizados para prestar serviços essenciais protegendo a segurança e saúde dos colaboradores

Agradecer a todos o esforço que se encontram a fazer, nomeadamente aos que, por imperativos das suas funções, não podem realizar teletrabalho, tendo que desafiar o risco de se deslocarem para o seu posto de trabalho não podendo cumprir assim o isolamento tão necessário para o controlo desta pandemia. Ainda assim, que saibam que tudo fazemos e faremos para proteger a sua saúde, dando-lhes a tranquilidade necessária para a realização deste serviço tão essencial."
Rui Moutinho
Responsável de Exploração

O testemunho do nosso cliente

 

 


Como são transformados os resíduos em energia?