Os sistemas de água e saneamento operam em contínuo para que não falte o abastecimento de água e o tratamento das águas residuais às populações, serviços essenciais à qualidade de vida e do ambiente. Para isso, também nos "bastidores" não param os serviços de manutenção que asseguram o bom estado de funcionamento de todos os equipamentos e órgãos de tratamento.
Por norma, a prioridade é a manutenção preventiva, isto é, "todas aquelas tarefas já previamente definidas com o cliente e que estão em planeamento. Cumpri-las é a nossa missão todos os dias. Mas depois ocorrem também situações de avarias e as nossas equipas são chamadas a resolver para que os sistemas retomem o seu funcionamento normal o mais rápido possível", explica Ricardo Guerreiro responsável por vários contratos de manutenção eletromecânica em vários clientes municipais.
À conversa com...
Ricardo Guerreiro
Responsável de Contratos de Manutenção Eletromecânica
Sistemas Municipais de Água e Saneamento
Embora as equipas que estão no terreno sempre tenham entendido o sentido do seu trabalho como essencial, nas últimas semanas, têm sido alvo de um reconhecimento público que lhes é menos familiar. "São pessoas com uma dedicação e um sentido de responsabilidade para com o próximo enormes, que seriam invisíveis para a maioria das pessoas não fossem os tempos difíceis que passamos atualmente virem realçar a importância destes serviços. A verdade é que o trabalho de todos eles no dia-a-dia é essencial para que a água potável chegue às nossas casas com qualidade e também para que as águas residuais sejam bem tratadas", realça.
O planeamento e afetação das equipas sofreram alguns ajustes no âmbito do plano de contingência implementado em contexto de pandemia em articulação com os clientes, tendo como prioridades manter a continuidade das operações sem comprometer a saúde e segurança dos colaboradores. "Procura-se sobretudo resguardar as equipas de tarefas menos urgentes, sem implicação na qualidade do serviço prestado, e também reorganizar as mesmas de forma a haver contingentes de substituição, em rotatividade. Numa fase em que o confinamento domiciliário é recomendado pelas autoridades, os serviços de manutenção de infraestruturas de água e água residuais assumem uma particular importância para assegurar que os sistemas se mantém sempre operacionais", explica Ricardo.
Mobilizados para prestar serviços essenciais protegendo a segurança e saúde dos colaboradores