Gases verdes e descarbonização
O que são gases verdes?
Gases verdes são gases produzidos a partir de fontes de energia renovável. Podem ser utilizados na produção de energia elétrica, nos transportes e no aquecimento e ainda em usos industriais e residenciais. Exemplos de gases verdes são o hidrogénio verde, o biometano e o gás de síntese .
Estes gases fazem mais sentido para alguma indústria em particular?
Estes gases fazem mais sentido sobretudo em setores que necessitam de uma grande densidade de energia elétrica, ou seja, indústrias que têm consumos em grandes quantidades de energia.
Também tem uma interessante aplicação em setores que necessitam de flexibilidade no armazenamento e no transporte e ainda em setores que geram grandes quantidades de matéria orgânicas nos seus processos.
Pode dar um exemplo de uma aplicação?
A Veolia Portugal está a desenvolver um projeto de conceção com construção de um sistema de produção de gás de síntese num cliente Industrial nos Açores.
Este cliente atualmente, para a produção de vapor, utiliza combustíveis fósseis. Com a conclusão deste projeto, que se prevê para 2025, será dada prioridade à utilização do gás de síntese. Com este gás vamos reduzir a dependência de de energia do exterior e simultaneamente contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Há ainda a vantagem da biomassa proveniente para a produção do gás de síntese ser toda local. Uma energia local e descarbonizada!
Como é que os gases verdes contribuem então para a descarbonização?
Os gases Verdes são importantes para a descarbonização porque têm a capacidade de substituir os combustíveis fósseis, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, e aproveitarem os resíduos, contribuindo para a economia circular.
Em suma, os gases verdes desempenham um papel fundamental na transição para um futuro energético mais sustentável e de baixo de carbono contribuindo para a mitigação das alterações climáticas e a melhoria da qualidade de vida.
Bruno Mainhas
Responsável de Produção na área Mecânica, Veolia Portugal
Os gases verdes desempenham um papel fundamental na transição para um futuro energético mais sustentável e de baixo de carbono contribuindo para a mitigação das alterações climáticas e a melhoria da qualidade de vida
Uma resposta com futuro...
A a Veolia posiciona-se como produtor de energia a partir de resíduos de todas as origens, com um vasto portefólio de energias renováveis, em particular para produzir biometano através da purificação de biogás emitido por resíduos orgânicos, mas também para produzir biometanol, hidrogénio ou combustível de aviação sustentável. A ambição do Grupo é tornar-se um dos principais atores no setor do biometano e de desenvolver uma maior capacidade de produção de energia verde, de contribuir para a luta contra as alterações climáticas, reduzindo as emissões de CO2 do Grupo e dos seus clientes e adaptando-se às necessidades energéticas dos territórios. Contribui igualmente para a segurança energética, através do desenvolvimento de fontes de energia locais, sustentáveis e de baixo carbono para substituir as importações de gás natural proveniente de combustíveis fósseis.