Olhar para o futuro: a Bússola para a Competitividade da Europa

Por Filipa Garcia, Lead Strategic Accounts Veolia Portugal
Bussola Europeia para a competitividade

 

Bússola para a Competitividade, apresentada a 29 de janeiro pela Comissão Europeia (CE), posiciona-se como um plano decisivo para a Europa recuperar a sua liderança económica, apostando na inovação, sustentabilidade e segurança económica. A implementação destas medidas será fundamental para garantir um crescimento sustentável, empregos de qualidade e uma economia europeia mais resiliente e competitiva no cenário global. Baseada nas recomendações do economista Mario Draghi, esta estratégia estabelece três pilares fundamentais para reforçar a posição competitiva da União Europeia nos próximos cinco anos, apoiados por cinco facilitadores transversais que garantem a sua execução eficaz.

Filipa Garcia | Lead Strategic Accounts

Três Pilares para o Futuro

1. Inovação como Motor da Produtividade

A Europa possui um forte ecossistema de talento e investigação, mas enfrenta desafios na comercialização da inovação. A Bússola para a Competitividade visa colmatar esta lacuna e impulsionar a liderança industrial em setores estratégicos, através de:

Apoio ao crescimento de startups e scale-ups

Introdução do "28th regime", um conjunto unificado de regras para startups em toda a UE, simplificando a sua escalabilidade no Mercado Único.

Reforço do mercado europeu de capital de risco

Garantir mais oportunidades de financiamento e inovação para startups e empresas tecnológicas.

Promoção da mobilidade e retenção de talento especializado

Iniciativas para atrair e reter profissionais altamente qualificados na UE, incluindo programas de mobilidade intra-UE e políticas de imigração favoráveis para profissionais de áreas estratégicas.

Expansão da infraestrutura digital e tecnológica

Lançamento de uma estratégia abrangente focada na Inteligência Artificial, incluindo programas como "Apply AI" para impulsionar a adoção industrial e "AI Factories" para fornecer recursos avançados de supercomputação.

2. Competitividade aliada à Descarbonização

A descarbonização como motor de crescimento económico, integrado com as políticas industriais e comerciais. Nesse sentido, pretende estabelecer um roteiro conjunto que alinhe a descarbonização com a competitividade, promovendo a transição para uma economia verde, com:

Acesso facilitado a energia acessível e sustentável:

Introdução do Affordable Energy Action Plan, um conjunto de medidas para reduzir os custos de energia para empresas e consumidores, focado na transição para fontes de energia renováveis e na melhoria da eficiência energética em toda a UE.

Reforço da competitividade dos produtores europeus de tecnologias limpas.

Iniciativas para apoiar a inovação e produção de tecnologias limpas na UE, incluindo incentivos fiscais e financiamento de I&D.

Transformação de setores de alta intensidade energética:

Incentivos à sustentabilidade com programas específicos para ajudar os setores a adotarem processos mais sustentáveis e eficientes em termos energéticos, mantendo a sua competitividade global.

Acordo Industrial Limpo (Clean Industrial Deal):

Estratégia para acelerar a descarbonização na indústria europeia, oferecendo incentivos para a adoção de processos produtivos sustentáveis e estabelecendo metas ambiciosas de redução de emissões.

3. Segurança Económica e Resiliência

A autonomia estratégica e a redução de dependências externas são cruciais para a competitividade da UE. Desta forma, reforçar a segurança económica, reduzir as dependências estratégicas e fortalecer a resiliência das cadeias de abastecimento, para garantir o fornecimento de matérias-primas essenciais e tecnologias limpas, são algumas das principais iniciativas que permitirão concretizar este objetivo.

Diversificação de fontes de matérias-primas e tecnologia:

Estratégias de redução da dependência de combustíveis fósseis e matérias-primas críticas de fornecedores únicos ou dominantes, através de parcerias globais e desenvolvimento de capacidades internas.

Reforço da capacidade industrial de defesa e da cooperação europeia:

Investimentos coordenados em pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias de defesa, de forma a fortalecer a autonomia estratégica da UE e promover a cooperação entre Estados-Membros neste setor.

Plataforma de compras conjuntas de matérias-primas críticas

Criação de um mecanismo centralizado para coordenar a aquisição de materiais essenciais para a indústria europeia, aumentando o poder de negociação da UE e garantindo um fornecimento estável e acessível.

Reforço da preparação da UE para responder a crises económicas e tecnológicas

Através da diversificação de cadeias de abastecimento e do desenvolvimento de capacidades estratégicas. Isso inclui melhorar a monitorização de riscos e promover uma cooperação mais estreita entre os Estados-Membros para enfrentar desafios económicos e tecnológicos emergentes.

Facilitadores Transversais da Competitividade

Para concretizar esta visão, a Bússola assenta em cinco alicerces fundamentais:

1 Simplificação Regulamentar 

Redução da burocracia e criação de processos mais ágeis, permitindo que as empresas se concentrem mais em inovação e crescimento.

2Eliminação de Barreiras no Mercado Único 

Remoção de obstáculos à livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas entre os Estados-Membros da UE. Harmonização de regulamentos e simplificação de procedimentos transfronteiriços para criar um ambiente de negócios verdadeiramente integrado.

3Financiamento Estruturado 

Criação da “Savings and Investments Union” para melhorar o acesso ao financiamento, especialmente para startups e PMEs inovadoras. Introdução de novos produtos de poupança e investimento para canalizar recursos para setores estratégicos.

4Capacitação e Qualificação Profissional 

Lançamento da “Union of Skills” para responder às novas exigências do mercado de trabalho, retendo talento e promovendo empregos de qualidade. Foco na resposta à crescente procura por profissionais especializados e à escassez de mão de obra qualificada.

5Melhor Coordenação Política 

Alinhamento estratégico de objetivos políticos entre Estados-Membros e UE, visando uma resposta mais coesa e eficaz aos desafios económicos e competitivos a nível europeu.

Impacto na Legislação Europeia

A implementação da Bússola para a Competitividade exigirá mudanças estruturais significativas na legislação europeia, incluindo:

» Quadro regulatório mais favorável às startups: simplificação dos processos de financiamento e crescimento.

» Revisão do Mecanismo de Ajustamento Carbónico Fronteiriço (CBAM) para equilibrar competitividade e sustentabilidade.

» Harmonização das regras para mobilidade de trabalhadores qualificados, facilitando a circulação de talento.

» Adaptação de legislações setoriais para acomodar novas tecnologias e modelos de negócio.

Velocidade e União: Impulsionar a Europa

Bússola para a Competitividade oferece assim um roteiro estratégico para inovar, colaborar e liderar, permitindo que setores como a tecnologia, a sustentabilidade e a indústria se desenvolvam de forma coordenada. A rapidez na implementação destas alterações é essencial para garantir que a União Europeia se mantenha competitiva num mundo globalizado. 

Veolia posiciona-se como parceiro na concretização das transformações necessárias para um futuro mais sustentável. Aceleramos a implementação de soluções concretas, realistas e replicáveis, para despoluir, descarbonizar e regenerar os recursos em conjunto com os nossos clientes. O nosso propósito, totalmente alinhado com os objetivos estratégicos da Bússola para a Competitividade, impulsiona a inovação, a sustentabilidade, a eficiência operacional e o impacto social, contribuindo para a transição para um modelo económico mais sustentável, inovador e resiliente.

bussola 2

As nossas Soluções Integradas

A adoção de modelos de negócios sustentáveis é essencial para aumentar a competitividade das empresas a longo prazo. Nesse sentido, oferecemos um conjunto de soluções que otimizam o uso de recursos naturais, a valorização de resíduos e promovem a economia circular, garantindo maior eficiência e menor impacto ambiental.

A inovação é um fator-chave para diferenciar empresas em mercados cada vez mais competitivos. Investimos em tecnologias avançadas de gestão de água, energia e resíduos, garantindo maior eficiência nos processos e ajudando os seus clientes a alcançarem melhores resultados de forma sustentável.

Estar alinhado com as regulamentações ambientais não só reduz riscos, mas também abre novas oportunidades de mercado. Operamos dentro de um contexto regulatório exigente, apoiando empresas, indústrias e cidades no cumprimento das normas ambientais e na implementação de soluções que impulsionem a sua competitividade.

A estabilidade económica e a competitividade industrial dependem de soluções energéticas eficientes e resilientes. Focamo-nos na eficiência energética e na descarbonização, a partir da otimização de processos, da redução da dependência de combustíveis fósseis e fortalecendo a resiliência dos seus clientes e parceiros.

GreenUp 24-27 é o novo programa estratégico do Grupo Veolia tendo em vista acelerar a implementação de soluções concretas, realistas e replicáveis, para despoluir, descarbonizar e regenerar os nossos recursos.

GreenUp