O DESAFIO
Em grandes edifícios, como é o caso dos hospitais, as necessidades energéticas vão muito para além da eletricidade. O vapor, o aquecimento de água e a produção de frio são também recursos importantes e para gerá-los é preciso energia. Produzir essa energia de forma mais eficiente e ambientalmente sustentável era o grande desafio, que conduziu a um ambicioso projeto de desenho, financiamento, construção e O&M para operar a maior cogeração em ambiente urbano para uma unidade de saúde em Portugal, fornecendo calor, água fria e vapor para o hospital, e energia elétrica para a rede.
A SOLUÇÃO
As unidades de cogeração produzem de forma combinada energia térmica e energia elétrica, a partir de uma única fonte combustível. São por isso energeticamente mais eficientes e ambientalmente mais sustentáveis. Se a este processo for ainda adicionado um sistema de absorção (através de chillers) é também possível produzir frio. A este sistema chamamos trigeração - 3 energias geradas. Estes sistemas são de grande fiabilidade e elevada performance económica e ambiental.
A Veolia Portugal tem uma experiência de mais de 20 anos na conceção, construção, operação e manutenção de sistemas de cogeração e trigeração, quer em contexto industrial, quer em grandes edifícios de serviços, onde se destaca a área da saúde. Em ambiente hospitalar esta experiência é alicerçada numa já longa parceria com a Such, incluindo o caso emblemático da central de cogeração do Hospital de São João . É uma das maiores unidades do género da Europa em ambiente hospitalar, sendo responsável por fornecer vapor, água quente e água fria ao hospital e ainda eletricidade à rede.
O sistema de trigeração é composto por 3 motores de combustão a gás natural, com uma potência elétrica total de 7,3 MW.
produz eletricidade suficiente para 15 mil famílias
evita a emissão de 10.600 toneladas de CO2 anualmente
total energia térmica produzida 36 GWh
DADOS DO CONTRATO
Local: Porto
Âmbito: Central de Energia Térmica e Elétrica - CHP Combined Thermal and Power
Duração: 15 anos - desde março 2011 (em curso)
Tipo de Contrato: Cogeração
SETOR DE ATIVIDADE
Serviços de Energia para Edifícios - Saúde
COMPETÊNCIAS VEOLIA NA ÁREA DA SAÚDE
- Engenharia e Instalação
- Manutenção Integrada
- Produção de energia e eficiência energética
- Tratamento de água
- Controlo da Qualidade da Água
Das maiores unidades CHP em ambiente hospitalar da Europa
Foco total na segurança das pessoas e da instalação
Redução da pegada carbónica associada à produção de energia
BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE
A solução Veolia (unidade de trigeração) permitiu a racionalização do consumo de energia, contribuindo para minimizar o impacto ambiental do Hospital através da redução das emissões de gases com efeito de estufa, em consonância com as recomendações do governo e dos acordos europeus nessa área. Integrou, também, a transição do sistema de queima, de um combustível altamente poluente, como a nafta, para o gás natural, e ainda a requalificação do espaço ocupado pela central.
Performance Ambiental
Redução da pegada carbónica associada à produção de energia. Estas unidades podem utilizar como fonte combustível o gás natural, mas também fontes renováveis e de base local, como a biomassa florestal e o biogás de resíduos, contribuindo para a descarbonização e o desenvolvimento sustentável
Performance Social
Garantindo um fluxo contínuo e de alta qualidade de energia térmica e elétrica, a cogeração e trigeração promove uma maior eficiência e fiabilidade do fornecimento de energia. Por esse motivo são soluções especialmente indicadas para hospitais - incluindo a sua utilização como unidades de back-up e emergência
Performance Económica
Maior rendimento quando comparadas com as unidades convencionais, nas quais o calor e a eletricidade são produzidos de forma separada. A cogeração permite poupar mais de 10% de energia primária, assim como valorizar a eletricidade gerada - para venda à rede ou autoconsumo
Garantir a temperatura ambiente adequada nas várias salas e nos diferentes serviços hospitalares é um dos principais contributos das nossas equipas residentes no Edifício de Energia do Hospital de São João, no Porto, cuja central de trigeração é operada e mantida pelo ACE, Such-Veolia.
A garantia de climatização é essencial porque contribui para satisfazer as necessidades de conforto térmico a todos os operacionais hospitalares e seus utentes, tão importante para que haja o necessário foco dos serviços prestados por todos estes técnicos aos doentes. Também fornecemos o vapor que garante o abastecimento de água quente sanitária na temperatura desejada, bem como a esterilização de equipamentos, ferramentas de cirurgia, entre outros e a energia para a elaboração das refeições no Hospital.
José Carlos Antunes, Operador da Central Trigeração
O que é uma Central de Trigeração?
A cogeração é um processo de produção combinada de energia térmica e de energia elétrica, num sistema integrado, a partir de uma única fonte de combustível (neste caso, gás natural). O calor produzido é neste caso recuperado e convertido para utilização em aquecimento de espaços, aquecimento de água e em chillers de absorção para produção de frio (trigeração).