A eficiência energética, a segurança do recurso, a redução da fatura energética e do impacto ambiental são temas cruciais quando falamos de produção de energia.
A cogeração é um processo de produção combinada de energia térmica e de energia elétrica, num sistema integrado, a partir de uma única fonte de combustível, como por exemplo gás natural. O calor residual produzido na geração de eletricidade é, neste caso, recuperado e convertido para utilização em aquecimento de espaços, aquecimento de água, produção de vapor e em chillers de absorção para produção de frio (trigeração).
As unidades de cogeração são uma solução vantajosa em múltiplos aspetos:
→ Maior rendimento quando comparadas com as unidades convencionais, nas quais o calor e a eletricidade são produzidos de forma separada. A cogeração permite poupar mais de 10% de energia primária, assim como valorizar a eletricidade gerada - para venda à rede ou autoconsumo.
→ Produzindo a eletricidade de forma descentralizada, pode reduzir-se as perdas nas redes de distribuição em 2,5 a 7%
→ Garantindo um fluxo contínuo e de alta qualidade de energia térmica e elétrica, promove maior eficiência e fiabilidade do fornecimento de energia. Por esse motivo são soluções especialmente indicadas para hospitais - incluindo a sua utilização como unidades de back-up e emergência.
→ Quando comparadas com as unidades alimentadas a gás, combustíveis derivados de petróleo ou carvão, as unidades de cogeração reduzem as emissões de CO2 para a atmosfera em 14 %, 24 % e 28 %, respetivamente.
Quem são os nossos clientes?
Cidades, organismos locais e estruturas intermunicipais
Estabelecimentos de saúde e educação públicos e privados
Indústrias e empresas de serviços
A nossa solução
> Saiba mais sobre os serviços de produção de energia em ambiente hospitalar aqui
Fiabilidade do fornecimento de energia
Estabelecimento de saúde e educação públicos e privados
Indústrias e empresas de serviços